“Rei No Exílio”… um remake de Francisco Camacho – Glam Magazine

“Rei No Exílio”… um remake de Francisco Camacho

Passados 27 anos e após ser apresentado em 27 cidades na Europa, África e América, Francisco Camacho regressa dia 29 de Junho ao TNDM II (Sala Garrett) com “Rei No Exílio”, para uma apresentação do remake deste espectáculo.

O “Rei No Exílio – Remake” é a recriação de 2013 da peça “O Rei No Exílio” (1991), um solo de Francisco Camacho / EIRA baseado na figura de D. Manuel II, o último Rei de Portugal que se exilou em Inglaterra em 1910. Nas peças de Francisco Camacho existe uma reelaboração constante de um universo grotesto, obscuro, sensual e frequentemente vão que preenche as nossas vidas. Operando sobre a nossa memória e figuras iconográficas, num processo de desconstrução e reconstrução, o coreógrafo expõe um corpo presente que tenta sobreviver a si próprio. Em O Rei No Exílio“, criado originalmente em 1991 para o Klapstuk Dance Festival, a personagem é o resultado da justaposição do próprio coreógrafo e intérprete com Dom Manuel II, o último Rei de Portugal, exilado em Inglaterra em 1910. A peça vive numa linha de tensão da ambiguidade das identidades em jogo. Resulta numa personagem obsessiva rodeada dos seus vícios triviais, encerrado na sua existência e perdido no vazio dos seus segredos.

A personagem, integra na acção gestos do mundo simbólico do quotidiano masculino, ao mesmo tempo que canta, fala de si, da sua situação, da sua história.

É um retrato dum certo Portugal, por vezes irónico, por vezes controverso, onde a solidão é permanente.

 

Photo: Nacho Correa

Partilha