Rede ARTÉRIA estreia espetáculos em Agosto – Glam Magazine

Rede ARTÉRIA estreia espetáculos em Agosto

A Rede ARTÉRIA é um projeto de intervenção sócio-cultural, com coordenação artística do Teatrão e académica do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que combina produção de conhecimento científico, participação da comunidade e criação artística. Durante dois anos, o Artéria, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, vai criar e fazer circular espetáculos em oito concelhos da Região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu. A Rede junta artistas convidados a trabalhar nos contextos de cada um desses locais com os municípios, instituições académicas, agentes e estruturas sociais / culturais.

A intenção é contribuir para o desenvolvimento territorial e produzir conhecimento científico a partir de práticas artísticas inovadoras, assentes em modelos participativos. Os espectáculos que são criados em cada local são apresentados, posteriormente, em itinerância, em outras três cidades: as próprias cidades circulam.

O primeiro momento foi a estreia de “Sofia, Meu Amor!”, em Coimbra, estando marcadas, para agosto, quatro estreias —  Ourém, Fundão, Figueira da Foz e Guarda. São espetáculos de teatro e dança criados especificamente nesses locais, apresentados ao ar livre, em espaços como o Castelo de Ourém, ou em percursos por ruas como as do Fundão e Guarda, ou ainda, por exemplo, na proximidade das Salinas da Figueira da Foz.

Os criadores convidados tanto vão trabalhar com as comunidades em espectáculos de dança, como a Marina Nabais ou a Filipa Francisco, ou em percursos teatrais como a Circolando, o  Graeme Pulleyn ou o TEP. A tipologia das criações pode passar por trabalhar em espaços naturais com as comunidades locais ou em espaços patrimoniais ou integrar eventos pre-existentes.

 

“A Rua Esquecida”

Encenação: Fernando Moreira

Rua da Cale (Fundão)

4 e 5 de Agosto

 

“Vagar”

Coreografia: Marina Nabais

Castelo / Vila Medieval (Ourém)

3, 4 e 5 de Agosto

 

“saal”

Criação: Filipa Francisco

Com: Ana Ribeiro, Maria José, Vitor Costa, Lurdes Cavaleiro, Manuel Loureiro, Gilda, António Vaz, Elias, Susana Gaspar e Ricardo Freitas

Sport Clube de Lavos (Figueira da Foz)

17, 18 e 19 de Agosto

 

“Labirinto”

Encenação: Graeme Pulleyn

Antiga Judiaria / Rua Direita (Guarda)

24, 25 e 26 de Agosto

 

Todos os espetáculos têm entrada livre.

 

Partilha