Quarteto Lopes-Graça em tour na américa latina

Começa já amanhã, 23 de Março, a extraordinária tour do Quarteto Lopes-Graça pela América Latina.

 

Constituído por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas, o conhecido agrupamento continua a afirmar-se como agrupamento de referência, prosseguindo o desígnio da divulgação e valorização da música portuguesa, seja através dos autores historicamente marcantes que revisita, seja através de edições discográficas com obras integrais de Fernando Lopes-Graça, António Victorino d’Almeida ou Joly Braga Santos, ou de obras marcantes de criadores contemporâneos.

 

Composto por Isabel Pimentel na viola, Catherine Strynck no violoncelo e Luís Pacheco Cunha e Elliot Lawson nos violinos, o Quarteto Lopes-Graça viaja de novo à América Latina. Com eles, seguem também a experiente soprano Natasa Sibalic e o reconhecido compositor e contrabaixista Alejandro Erlich-Oliva.

De 23 de Março e 14 de Abril, são 12 concertos precistos em várias cidades do Brasil, Argentina e, pela primeira vez, Uruguai.

 

Com o nome Música e Novas Pontes, esta nova actividade do quarteto visa não só divulgar internacionalmente a música portuguesa, mas também fomentar o cruzamento entre compositores de geografias diversas, com a profunda convicção de que o poder da Música é maior que a rigidez das fronteiras. Assim, estão planeadas interpretações de célebres compositores como Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos, Astor Piazzolla, Alberto Ginastera, Luis Gianneo, Alberto Nepomuceno, Ernani Aguiar ou Heitor Villa Lobos. Num gesto pioneiro, nestes programas, o Quarteto Lopes-Graça aposta ainda numa criação autoral binacional: os compositores argentinos Alejandro Erlich-Oliva e Diego Kovadloff aceitaram o convite para criarem obras vocais-instrumentais a partir de textos de poetas portugueses como José Luis Peixoto, Natália Correia, Florbela Espanca e Marquesa de Alorna.

 

A passagem pelo Brasil conta com concertos em São Paulo, Porto Alegre, Recanto Maestro; na Argentina, por Buenos Aires, Cordoba, Tucumán, San Juan, General Belgrano, Rosario e La Plata; e Montevideo é a cidade que o recebe no Uruguai.

 

Música e Novas Pontes, o Quarteto Lopes-Graça na América Latina é um notável encontro entre países não limítrofes, ponte sem localização geográfica mas com eficácia concreta na contaminação e diversidade culturais no actual mundo global.

 

Partilha