“Propelled By Gas From Cans Of Soda” é o primeiro LP de Democrash

Depois de dois EP’s lançados – “Democrash” em 2016 e “909democrashdrug” em 2018 – surge a necessidade de criar um LP com mais faixas e um trabalho mais maturado assente na concepção de uma base sólida e uma estrutura capaz de conquistar um horizonte mais longínquo e uma maior quantidade de pessoas.

 

Mantendo-se fiel aos princípios dos Democrash, “Propelled By Gas From Cans Of Soda” traz uma espécie de explosão de sentidos, de ideias e conhecimento musical que, se agitado, se pode perfeitamente espalhar pelo mundo como se fosse um refrigerante sonoro. O título guia-nos, também, até ao desencanto da 6ª extinção e da inevitabilidade de o mundo passar, agora, para as baratas, os ratos, as gaivotas e os pombos.

 

Numa Era em que se dá primazia ao electrónico, ao computorizado, à aparência, ao fácil e ao rápido, o gosto intrínseco pela música e pelo som que sai de cada instrumento quando explorado e sentido une-se à experiência que a passagem por diversos palcos do país proporciona dando cada vez mais a certeza a cada um dos elementos dos Democrash que a energia visceral, orgânica e explosiva dos instrumentos, tal como aquela que se partilha e recebe em cima de um palco são o mais importante caminho a seguir. Assim, surge a aposta num rendilhado aprofundado de interligação sonora e experimental entre os instrumentos e o resultado de uma possível performance de libertação e expressão artística que poderá ficar em loop na cabeça de muitos espectadores.

Este disco aprofunda a essência orgânica da banda focando a energia em guitarras gritantes, reverbs  atordoantes, electrónicas enlouquecidas, um baixo musculado, sopros cativantes, uma bateria a beber um cocktail que mistura o néctar nova iorquino dos anos 70 com a revolta londrina da mesma década e uma lírica baseada numa crítica à destruição dos recursos e a uma sociedade baseada no consumismo, aparência, futilidade e facilitismo da qual cada vez se distanciam mais. Como a música é, sempre foi e sempre será um veículo de transmissão de ideias e mensagens, para além de ser uma forma de expressão individual e colectiva, podemos encontrar aqui uma chamada de atenção face à conjuntura actual onde a inércia e preguiça mental sobrevoam grande parte das mentes e onde cada vez mais se nota que a decisão de seguir um rebanho não se faz por pensamento ou intuição mas sim por estar na moda ou ser imposto de alguma maneira.

 

“Propelled By Gas From Cans Of Soda” tem a participação de João Nunes e Mimi Tavares e sai com os selos da Vinil Experience e da Raging Planet. Tem apresentação marcada para o dia 27 de Maio no Village Underground, com surpresas especiais.

 

Photo: Ana Pereira

Partilha