A 13.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se, a partir de 4 de novembro em mais de 15 salas de cinema portuguesas, com o mesmo espírito acolhedor, curioso e transversal das edições anteriores, exibindo um conjunto de filmes italianos, aclamados pela crítica internacional e alguns dos maiores sucessos de bilheteira em Itália.
Em Lisboa, o festival realiza-se de 4 a 12 de novembro, no Cinema São Jorge (sessões de abertura e de encerramento), no UCI El Corte Inglés, e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos os filmes da retrospetiva dedicada a Federico Fellini ao longo de todo o mês de novembro.
Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se em Cascais (5-8 novembro, O Cinema da Villa), Porto (5-12 novembro, Cinema Trindade), Setúbal (5-8 novembro, Cinema Charlot), Alverca do Ribatejo (6-7 novembro, Teatro-Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (7-8 novembro, Cinemax), Aveiro (10 e 12 novembro, Teatro Aveirense), Coimbra (10-12 novembro, TAGV), Beja (10-12 novembro, Pax Julia Auditório Municipal), Caldas da Rainha (11-13 novembro, CCC), Loulé (13-15 novembro, Auditório do Solar da Música Nova), Viseu (17-20 novembro, Auditório IPDJ), Tomar (17-21 novembro, Auditório Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca), Almada (25-29 novembro, Auditório Fernando Lopes-Graça), Ponta Delgada (27-29 novembro, Teatro Micaelense), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.
A Festa do Cinema Italiano terá ainda uma parte da programação disponível online, em colaboração com a plataforma de cinema independente Filmin.pt, onde será possível ver alguns dos filmes presentes no evento físico e alguns títulos inéditos que irão completar e dialogar com a programação do festival.
Sessão de abertura – antestreia
Em antestreia portuguesa, um dos filmes mais esperados do ano, Pinocchio (Pinóquio), de Matteo Garrone, com Roberto Benigni é o filme de abertura de 13ª Festa do Cinema Italiano, que tem lugar no dia 4 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge.
Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano (Gomorra, Dogman, O Conto dos Contos), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo as tintas sombrias do original livro de Carlo Collodi.
Sessão de encerramento – antestreia
Depois do sucesso de Cá por Casa Tudo Bem, Gabriele Muccino volta ao melodrama com Gli anni più belli (Às Coisas que nos Fazem Felizes), um filme sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas, lembrando a melhores obras de Ettore Scola e com grandes interpretações de Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria.
A sessão de encerramento realiza-se no dia 12 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto.
Antestreias
Momenti di trascurabile felicità, de Daniele Luchetti, apresenta-nos uma comédia que coloca a questão se numa hora e meia de filme teríamos tempo para aquilo que conta realmente. Para estar com as pessoas que gostamos e apreciar as pequenas coisas da vida.
Depois de A Rapariga no Nevoeiro, Donato Carrisi volta ao grande ecrã com L’uomo del labirinto (No Centro do Labirinto), baseado num dos seus best sellers, O Homem do Labirinto. Um thriller frenético com Toni Servillo e Dustin Hoffman como protagonistas que não irá desiludir os fãs do género.
Figli (Manual de Sobrevivência para Pais), de Giuseppe Bonito é uma brilhante comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé implica.
Do Festival de Berlim, chega Favolacce dos irmãos Fábio e Damiano D’Innocenzo. Um conto de fadas sombrio, cheio de tensão e desconforto sobre famílias que veem as suas esperanças e sonhos a caírem cedo demais.
Por último, mas não menos importante, o filme Un Figlio de Nome Erasmus, uma comédia italiana filmada inteiramente em Portugal protagonizada pela jovem atriz Filipa Pinto, que estará presente na sessão.
Tutto Fellini – Retrospetiva Integral
Este ano, o festival, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, não pode deixar de homenagear, o nascimento do Federico Fellini, através de uma restrospectiva integral do grande mestre do cinema italiano. Uma oportunidade única para ver a filmografia completa, desde os clássicos às obras inéditas como programas de televisão e o filme com Wes Anderson dedicado ao realizador italiano.
O convidado de honra desta retrospetiva será o jornalista, realizador e assistente de Fellini, Gianfranco Angelucci, um dos mais respeitados especialistas e divulgadores da obra do mestre de Rimini.
Sessões especiais:
A Grande Arte no Cinema, o ciclo de filmes sobre a arte italiana e mundial integra o festival através de um conjunto de títulos de grande interesse sobre a vida de artistas como Palladio, Bernini e Leonardo Da Vinci.
Haverá ainda uma sessão especial no Cinemas Nimas com a exibição do filme Il peccato – Il furore di Michelangelo, de Andrei Konchalovsky, o último filme do realizador e tem como protagonista o pintor e escultor Michelangelo. Um retrato do artista “divino” e a sua relação com o seu trabalho, particularmente, com a pedra (branco mármore) do qual nasceram algumas das maiores obras artísticas do mundo, como por exemplo, a estátua de David.
A música italiana também será destacada com o documentário Paolo Conte, via con me sobre o carismático compositor italiano.
Calendário das estreias:
Pinóquio: 5 Novembro
Il peccato – la furore di Michelangelo (O Pecado): Data a definir
Às Coisas que nos Fazem Felizes: 19 novembro
Momenti di trascurabile felicità: 19 novembro