Esta sexta, dia 18 de Junho, Príncipe – projeto a solo de Sebastião Macedo – apresenta o segundo álbum, “Lugares de Memória”, em formato digital e em edição limitada em CD.
Os singles “Corre-me no Sangue” e “Estendo o Dedo Parto a Mão” foram os dois primeiros avanços do álbum, constituído por nove canções originais escritas e interpretadas por Sebastião Macedo – Príncipe (voz, piano vertical, flauta transversal, trompete em sib, desenho rítmico, percussões, baixo).
O álbum conta também com a participação de Bernardo Couto, na guitarra portuguesa e de João Pimenta Gomes, nas modulações e na produção.
Gravado nos estúdios Bela Flor, Lugares de Memória tem o apoio da Fundação GDA e os videoclipes foram realizado por Frederico Mira Godinho e pelo próprio Sebastião Macedo.
Segundo o músico, “o desafio a explorar neste disco em termos de som e ambiente foi o de chegar a certas texturas eletrónicas e ao alcance da intensidade, expansão espacial e presença que só é possível através desse meio, sem usar instrumentos eletrónicos. Basicamente, à parte do bit e do baixo elétrico (cujo som foi mantido relativamente fiel ao original), todos os outros elementos gravados foram acústicos. O objetivo foi o de manipular esses sons acústicos electronicamente para explorar até onde os podemos modelar e expandir. Ao serem acústicos têm o benefício de, por muito longe que os levemos, haver sempre algo que os mantém próximos e relacionáveis. Deste modo, gravaram-se os sons de piano, flauta transversal, trompete em sib, tampas de panela em aço inox, garrafas de vidro, esculturas de vidro, copos de vidro, guitarra portuguesa e voz. Todas as texturas electrónicas que encontramos no disco partiram do som captado por esses elementos”.
Os eventos de apresentação do álbum acontecem em duas datas e em dois formatos, em Lisboa. O primeiro é uma apresentação audiovisual, em parceria com a Brotéria, esta quinta, dia 17 de Junho, na Escola do Largo, no Chiado, onde serão reproduzidas as nove canções integrantes do álbum, acompanhadas pela projecção de nove vídeos realizados por Frederico Mira Godinho e Sebastião Macedo, em duas sessões, às 19:15 e às 21:15.
O segundo é um concerto ao vivo no Time Out Market, no próximo mês, no dia 22 de Julho, às 20:00. Ambos os eventos são de entrada gratuita, limitados à lotação dos espaços.