Portugal Fashion abre as portas a criadores africanos

O Portugal Fashion vai organizar desfiles e apresentações de designers africanos, ao mesmo tempo que facilita o acesso aos mercados internacionais, apontando assim a novos negócios. Este é o resultado duma parceria assinada entre a ANJE e o Afreximbank, que nos próximos três anos vai apoiar o fortalecimento da ligação das indústrias têxtil e do vestuário africanas e portuguesas.

A parceria vai organizar um desfile inaugural de apresentação do projeto, que será realizado no Porto de 13 a 16 de Outubro, e onde África, as suas artes, estilo de vida, música e gastronomia serão os convidados de honra, segundo a edição desta quarta feira, 21 de Julho do T Jornal.

Ainda segundi o T Jornal, a parceria entre a ANJE e o Afreximbank “visa enfrentar os desafios colocados aos designers africanos, proporcionando-lhes a oportunidade de aceder aos mercados internacionais ao mesmo tempo que aumentam as suas capacidades”.

A longo prazo, a parceria pretende “atrair novas oportunidades de investimento no setor, ao mesmo tempo que desenvolve as competências técnicas dos intervenientes da indústria africana, melhorando assim as capacidades de fabrico e produção em África”. Numa primeira abordagem, a parceria vai promover anualmente pelo menos 40 designers africanos nos desfiles de moda em Portugal.

Networking com especialistas internacionais da indústria, com o segmento comercial e com, indústria e com outras partes interessadas fazem também parte do protocolo.

Paralelamente, o Afreximbank será o parceiro privilegiado da ANJE para o aconselhamento e apoio às empresas portuguesas e europeias que pretendam investir em África.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

 

Partilha