Portugal Fashion… “Remember where you come from” foi a proposta de Carla Pontes

Sob o mote “Remember where you come from”, Carla Pontes apresentou este domingo uma coleção que pretende marcar um momento de transição. Questionando a pertinência de criações massivas decide trabalhar sobre o já trabalhado e apresentou uma instalação viva que reforça o que considera o ponto mais distintivo do seu trabalho. Deixa-se influenciar pelo que mais a inspirou ao longo dos 7 anos de criações e detalha o seu fascínio na união das formas que reflete o seu desenho puro e minimal.

Expos a riqueza da construção em molde e no final convidou o público a se aproximar para melhor conhecer as linhas que constroem os volumes das suas peças. Escolheu tonalidades neutras para reforçar o valor das formas que por vezes aviva em contraste, reforçando as linhas de construção.

“São peças de detalhe intemporal” – a máxima que a criadora sempre defendeu – “são peças para o aqui e o agora, para usar e desgastar, para ganhar nova vida no amanhã, para nunca mais deixar de usar. Não temos sempre de procurar o novo, temos de encontrar o que nos é mais confortável e com isso redescobrir cada uma das nossas várias identidades” afirmou a designer.

Em jeito de manifesto “Remember where you come from” é um não esquecer do que motiva Carla Pontes para a criação de moda e é a afirmação de um novo caminho. Sem estações e sem pressões de tempo, acreditando no renascimento da industria da moda pelo seu encontro com a pertinência da criação. Valoriza o savoir-faire local, reforça a importância da sustentabilidade, da reciclagem, da reutilização. Abraça o slow fashion e adapta-o á realidade atual com coleções de continuidade. Na era da velocidade comunicativa e produtiva são captados e imortalizados instantes que respondem à nova realidade das estações que se misturam ao longo de todo o ano.

Elementos que são verão e são inverno, que hoje estão na passerelle e ainda hoje podem estar em sua casa.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha