Portugal Fashion regressa reinventado para celebrar 25 anos…

Muita coisa mudou desde que, há 25 anos, Claudia Schiffer e outras top models internacionais inauguraram a passerelle do Portugal Fashion.

Depois de ver o seu último programa de desfiles suspenso pelas medidas de contenção da pandemia, em março, o Portugal Fashion regressa renovado para a sua 47.ª edição, que vai ter lugar entre 15 e 17 de Outubro na Alfândega do Porto.

 

“A crise sanitária motiva uma reinvenção profunda do evento, consubstanciada em novos modelos de organização dos desfiles, novas formas de comunicação das criações e novos modos de interação com o público”, explica a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto

 

Todo o mundo é composto de mudança e o ano de 2020 prova-o com insólita veemência. A pandemia de covid-19 modificou comportamentos, impôs limitações, criou obstáculos, gerou receios. E tudo isto obriga a que o Portugal Fashion se reinvente enquanto evento de moda e seja ainda mais assertivo na defesa dos interesses de designers e marcas, numa altura em que o talento criativo está especialmente vulnerável.

 

Em consonância com o esforço nacional de combate à pandemia, o Portugal Fashion vai privilegiar os desfiles em espaços exteriores e ao tradicional formato presencial, naturalmente limitado pelas regras de distanciamento físico, acrescenta uma experiência de fruição digital, que inclui vídeos, live streaming, performances e outros meios inovadores. Ou seja, o evento vai adotar um modelo híbrido, entre o físico e o digital, para apresentar as coleções de criadores, marcas e jovens designers. Modelo, esse, que irá também ser implementado nos próximos desfiles internacionais do Portugal Fashion em setembro, durante as fashion weeks de Londres e Milão, em que participam Marques’Almeida, Alexandra Moura, David Catalán e Miguel Vieira.

A centralidade que as tecnologias digitais vão ter nesta 47.ª edição passa, inclusivamente, pela criação da Portugal Fashion TV Digital. Trata-se, como o nome indica, de uma plataforma online que irá assegurar, em contínuo, a transmissão dos desfiles em live streaming, mas que inclui também uma diversificada programação de moda, com entrevistas, reportagens e outros conteúdos digitais.

Desta forma, o Portugal Fashion vai chegar a um público bastante mais vasto.

Importa sublinhar que este modelo híbrido, entre o físico e o digital, se enquadra nas medidas que o Portugal Fashion definiu para proteger a saúde e garantir a segurança sanitária de todos aqueles que participam no evento. Naturalmente que esta 47.ª edição vai decorrer em estreita articulação com as autoridades locais e nacionais de saúde e em escrupulosa observância das regras de contenção da pandemia estabelecidas pela DGS.

 

Durante os três dias do evento, a criatividade e sofisticação da moda portuguesa não serão ensombradas pela crise sanitária, na passerelle do Portugal Fashion vão ser reveladas as coleções primavera-verão 2021 de criadores e marcas como Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, David Catalán, Hugo Costa, Luís Onofre, Maria Gambina, Marques’Almeida, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Sophia Kah, entre outros nomes sonantes da moda portuguesa e muitos designers promissores.

 

Destaque para a estreia no evento da Ernest W. Baker, marca de menswear sob a qual se revela o talento dos jovens designers Reid Baker e Inês Amorim. A marca é uma homenagem ao avô homónimo de Reid, que foi um dos primeiros publicitários de Detroit, e combina o pragmatismo do american way of life com a elegância e o classicismo europeus, num choque de culturas que sublima o melhor dos dois mundos.

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