Portugal Fashion…. Katty Xiomara levou um Tributo ás Mulheres

“Olhar para o Futuro” é uma necessidade preeminente que é invocada com frequência no sentido estético que a moda representa, mas para olhar verdadeiramente para o futuro, não será essencial decifrar as pistas que o passado nos ofereceu?

Por mais progressistas que os nossos sentimentos possam ser, temos de admitir que, o hoje seria um vazio sem o ontem e nesta ordem de ideias, o amanhã seria uma linha contínua no espaço.

Recentemente foi colocado a Katty Xiomara o desafio de fazer uma capsule collection para a Hello Kitty, ela que nasceu no ano de 1974 como a própria Katty, o que faz com que juntas celebrem em 2019, 45 anos. Percebeu que partilham o ano e a forma como os nomes se escrevem, mas encontrou também outras semelhanças entre o universo da Kitty e o de Katty A Kitty nasceu pela mão da Sanrio no Japão, mas com uma história de fundo onde é retratada como uma menina inglesa. Katty nasceu no seio de uma família portuguesa, mas no clima temperado da América do Sul.

As atitudes que nos acompanham no crescimento ficam instaladas no nosso subconsciente e vão formando-nos como pessoas. Hoje em Portugal e no mundo, a mulher é vista com maior respeito, mais do que há 45 anos atrás, mas ainda existem muitas atitudes por reeducar para conseguir uma verdadeira igualdade de oportunidades.

Uma coleção de reflexão, de saudade, de paixão e de agradecimento. A moda tem de mudar a sua forma de produzir, de seduzir, de vender e de comprar. Deixamos de nos importar com a durabilidade das nossas peças, queremos peças para hoje, não para amanhã, queremos 10 em vez de uma, queremos as últimas novidades no menor espaço de tempo possível.

Em suma, esta coleção é um grande “Pot-purri” de lembranças – por um lado temos a Kitty, por outro temos a Mimosa Púdica a Maria e a força das mulheres, e por outro uma grande urgência de olhar para o futuro reconhecendo o que o passado nos ensinou. É uma coleção de formas simples e femininas com cores fortes e explosivas e uma grande mistura de materiais, brilhos e texturas, que revelam esta profusão de lembranças e ideias distintas.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha