Portugal Fashion… Inês Torcato apresentou Artigo 1º

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Alma é aquilo que é interior, a fragilidade e a força. É a origem, aquilo que existe de mais puro dentro de cada um. Artigo 1º. fala do ser humano e da imperfeição, da alma e da pele, da compaixão e da dor, dos que amam e dos que não. É uma manifestação daquilo que devia ser, de um mundo livre e igual.

Uma contínua exploração e desconstrução formal dos clássicos do vestuário feminino e masculino, numa reinterpretação presente nos materiais, formas e detalhes.

Inês Torcato, natural do Porto, termina em 2014 a licenciatura em Design de Moda pela ESAD Matosinhos. A frequência anterior na E.S. Soares dos Reis e na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto tem uma grande influência na linguagem estética e experimental do seu trabalho. Em 2013 vence o 2º prémio no concurso “Nespresso Designers Contest”. No ano seguinte vence o primeiro prémio do concurso “L’Aiguille D’Or” pelo Atelier des Createurs e, no mesmo ano, expõe a coleção no Espaço Bloom do Portugal Fashion.

Em 2015 vence o prémio de “Melhor Coleção” atribuído pelo público, e o de “Melhor Par de Calçado Feminino” no concurso AcrobActic com a coleção “Ícaro” que é convidada, mais tarde, a expor na loja Anabela Baldaque em Lisboa. Em 2016 é uma das vencedoras do Concurso Bloom pelo Portugal Fashion, ficando classificada em 2º lugar e vence também o prémio Vogue atribuído pelo púbico no Porto Fashion Film Festival com o filme “Icarus”.

Na edição de fevereiro de 2017 da Vogue Talents, o seu nome é referenciado. No mesmo mês, foi convidada a participar na feira Pitti Super, na plataforma “Super Talents” em parceria com a Vogue Itália, com a coleção que apresenta no espaço Bloom do 40º Portugal Fashion. Em janeiro de 2018, participou na semana de moda de Altaroma com a coleção FW18-19 e integra a plataforma principal do Portugal Fashion desde março de 2018.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha