Portugal Fashion… Alexandra Moura apresentou tributo a Rosa Ramalho

A coleção Alexandra Moura para o próximo Outono/Inverno presta um tributo a Rosa Ramalho, Ceramista de Barcelos. As suas peças fazem Alexandra viajar por mundos e seres que viviam no imaginário da ceramista, mulher do campo, trabalhadora e com uma inteligência e sentido estético fora do seu tempo. Esta colecção representa a forma de ver a vida de ambas, a simplicidade na forma de criar e transmitir os seus pontos de vista através das suas obras, com traços e ADN’s tão característicos..

O encontro de contrastes entre a sua arte visionária e a sua vida simples é a matéria-prima para o desenvolvimento desta colecção. Influências das vestes de trabalho no campo contrapõem o “fitting” de peças oversize/sportswear do hoje. A inspiração em seres fantásticos, bestas e monstros, na vida rural de Rosa, fazem nascer detalhes, desenhos, misturas de materiais, sobreposições, paleta de cores e dizeres.

Os materiais presentes são o tule delicado, flanela de algodão, lã, bombazine, jersey metálico e denim estabelecendo assim uma ponte entre o clássico e o contemporâneo e entre o rural e o urbano.

A paleta de cores remete para as obras de Rosa Ramalho, a base provém do barro misturada com tons escuros dos trajes da época bem como da cor dada às suas criaturas. Preto, azul navy, amarelo, tons terra e azul seco compõem a paleta. Numa reinterpretação dos monstros de Rosa Ramalho, Alexandra intervém directamente em algumas peças manualmente.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha