Portugal Fashion acolheu pela primeira vez a atribuição dos Rebelpin – fashion awards by ACTE 2022

O Portugal Fashion acolheu pela primeira vez, a atribuição dos Rebelpin – fashion awards by ACTE 2022. Trata-se de um reconhecido concurso para jovens designers europeus, promovido pela ACTE – European Textile Collectivities Association. A intenção é celebrar a criatividade e o património dos seus membros, dando a novos criadores a oportunidade de  divulgarem o seu trabalho e de se aproximarem quer da indústria têxtil e de vestuário, quer do mercado de moda.

 

Estes foram os 10 finalistas Rebelpin – fashion awards by ACTE 2022 que apresentaram as suas colecções no Portugal Fashion 51

Marta Costa

A identidade de Marta Costa surge do antagonismo entre uma estética punk sem género e elementos da sua infância. O seu trabalho distingue-se pela utilização de textos com mensagens de protesto, estampas e atenção aos detalhes. É também comum encontrar no trabalho da designer a construção de looks com sobreposições, criando camadas de transparências e texturas que, quando misturadas com rufos irregulares, criam uma plasticidade cromática que é sempre diferente em cada olhar.

 Lisa Ivarsson

Lisa Ivarsson esforça-se por fazer vestuário transformacional e funcional, que possa ser utilizado em todas as ocasiões. Desde que iniciou a sua marca em 2019, a designer já desenvolveu três coleções. A coleção “Shade” pode ser usada para yoga, para o escritório ou para festas. A estampagem são as sombras das folhas em tons de pele. Os casacos são reversíveis e os vestidos e macacões são todos transformáveis. Feitos com material reciclado em BCN.

Joss Blake

Joss Blake define-se como “Cosmic Couture”. Os principais conceitos que criam a imagem de marca são o cosmos, a entomologia, a tecnologia, a botânica e o desenho industrial. A principal visão da marca é a de trazer o futuro para o presente. “GRVT-0” é uma coleção que convida a imaginar o que seria criar moda fora do nosso planeta, com a novidade do desconhecido.

Ana Eusébio & Catarina Gonçalves

LESS buy.less é uma marca criada por duas mulheres portuguesas, Ana Eusébio e Catarina Gonçalves. LESS buy.less cria peças que são preenchidas com um significado mais profundo, elevando e aguçando a consciência daqueles que as exibem. É uma marca sustentável construída através da cocriação, que se preocupa com os seus consumidores e com o mundo que a rodeia. O principal objetivo da LESS é preencher uma lacuna no mercado da moda socialmente consciente e ajudar diferentes setores, através da colaboração. Compromete-se a trabalhar apenas com resíduos da indústria têxtil nacional, desenvolvendo peças únicas através da colaboração com o público.

Julia Åsberg

Fundada em 2021 a partir desta pergunta: “porque é que o unissexo não tem tanta herança de vestuário feminino como do vestuário masculino?”, a marca STHLM MISC mostra a moda tomando uma posição na política feminista e queer e rompe com as normas de género. O STHLM MISC é uma homenagem àqueles que se encontram fora do quadro, que se recusam a ser categorizados – os diversos. Por isso, é um espaço seguro de expressão.

Mónica Águas Gonçalves

CA.RU.BA nasceu das mãos de Mónica Águas Gonçalves, tendo como objetivo desenvolver coleções de moda baseadas nos materiais que a designer cria, como uma artesã. O trabalho é centrado em materiais naturais que dão vida aos produtos locais, como a alfarrobeira. Sendo esta coleção genderless, a pele de alfarroba é ideal para um material único e andrógino.

Ana Rita Martins

Ana Rita Martins esforça-se por desafiar a construção das peças com silhuetas escultóricas e ilusões de ótica. Inspirada por um especto moderno de herança e costura, a designer aspira a explorar tecidos com texturas de assinatura e encontrar novas estampas e técnicas de pregas. Agora, apresentando “Paper Shapes”, revive a história da padaria dos seus avós e do seu ambiente.

By Aleksandra Jendryka

Aleksandra Jendryka é especialista em criar elementos, peças de vestuário e acessórios únicos, na sua maioria feitos à mão. A abordagem ecológica e sustentável no processo de design é extremamente importante para esta designer. A coleção “Chasing Corals” é inspirada pelos corais, não só devido à sua forma, cor e estrutura invulgar e bela, mas também porque sofrem especialmente com o aquecimento global. Esta coleção é um manifesto ecológico para dar mais atenção a este problema e apelar à tomada de medidas.

Joana Paulo Guimarães

Como designer, é especialista na criação de peças de vestuário versáteis e desconstruídas. A coleção “Fleeting Time” retrata a sensação de desconforto e inquietação de crescer. É essencialmente inspirada pelo caos das esculturas surrealistas de Haejin Lee. À medida que a coleção avança, as silhuetas aumentam de volume, assemelhando-se às diferentes fases da vida, com peças mais complexas, assimétricas e mais pesadas.

By Jéssica Marques

Jéssica Marques acredita que a roupa nunca é submetida a um género. Qualquer pessoa que as identifique, se sinta confortável e goste delas pode usá-las. Funcionais, práticas e confortáveis são as palavras-chave dos seus desenhos. Esta coleção foi inspirada em António Variações, um cantor português e artista “fora da caixa” para o seu tempo. Uma mistura de estilo casual desportivo dos anos 80 e um arrojado color-blocking estão presentes

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

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