A Invicta volta em 2022 a ser eleita a Capital do breaking, ao receber no dia 30 de abril a Final Nacional do Red Bull BC One. Desta vez o palco escolhido foi o Hard Club, em plena Ribeira, um espaço onde os melhores B-Boys e B-Girls vão competir já com público a assistir. O objetivo é apurar os representantes portugueses para a Final Mundial de Nova Iorque.
Tudo começou nas ruas do Bronx há cinco décadas. De lá até aos dias de hoje, o original breakdance evoluiu para o breaking e transformou-se numa nova modalidade desportiva, prestes a viver – já em 2024 – um novo e marcante capítulo. Portugal não é exceção a esta dinâmica e tem sido mesmo um fervilhante polo e ponto de encontro de talentos locais e de diferentes origens do globo. A cidade do Porto tem ocupado um papel de relevo neste crescimento, é por isso natural que volte a ser o destino da Final Nacional do Red Bull BC One em 2022.
A competição vai reunir a nata do breaking no dia 30 de abril. O ponto de encontro está marcado para o Hard Club, uma escolha em linha com o regresso do público ao evento. A primeira fase da competição (29 de abril) é uma qualificação que acontece também na cidade do Porto, que tem como objetivo envolver os melhores talentos, fazendo uma triagem até estar encontrado o Top de 16 B-Boys (10 selecionados + 6 wildcards) e de 4 B-Girls (3 selecionadas + 1 wildcard). Só estes avançam para a Final Nacional do dia seguinte. Nos diferentes momentos, a qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas é avaliada por um júri de três elementos com créditos firmados na modalidade. Max será o anfitrião do serviço, enquanto a música fica a cargo do DJ Godzi.
Do Porto vão sair os nossos representantes para a final mundial do Red Bull BC One, que irá decorrer na cidade de Nova Iorque, no dia 12 de novembro. É o regresso da competição ao berço do Hip Hop, depois de no ano passado ter visitado a Polónia. O título vai ser disputado por um Top 16 masculino e um Top 16 feminino, de 30 países.
O Red Bull BC One tem sido nos últimos 20 anos o grande palco internacional de uma modalidade que está em crescendo. O breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas, é um movimento cultural iniciado nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e que rapidamente se expandiu por todo o mundo. A maior e mais prestigiada competição mundial de breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os b-boys Bruce Almighty e Lagaet e a b-girl Vanessa a levarem bem longe as cores de Portugal.