Portingaloise – Festival Internacional de Música e Danças Antigas regressa a Gaia

O Portingaloise – Festival Internacional de Música e Danças Antigas está de volta e vai realizar-se no Armazém22, em Gaia, entre os próximos dias 11 e 13 de Setembro.

Este evento, promovido pela Kale Companhia de Dança, em parceria com a Portingaloise Associação Cultural e Artística e com direção artística de Catarina Costa, contempla a apresentação de uma criação original do Ensemble Portingaloise, investigação/encontro académico e formação em dança histórica.

Destaque para a apresentação presencial de Le Voyage Imaginaire por Le Chá no Arrrr (vertente do Ensemble Portingaloise vocacionada para a produção de conteúdos infantojuvenis), dia 11 de setembro.

O Encontro Académico terá um formato online, com comunicações de investigadores nacionais e estrangeiros: Cristina Fernandes (FCSH/INET-MD), Diana Campoo (UAMadrid), Álvaro Torrente (UCMadrid), Xosé Gandara Eiroa (URioja), Luisa Morales (FIMTE), Raquel Aranha (PUC-SP), sob a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Na componente formativa, na edição de 2020 conta com a difusão de duas aulas de dança barroca online, tendo como objetivo o estudo científico e a experiência prática do repertório da dança europeia entre os séculos XVII e XVIII. Destina-se a públicos de diferentes faixas etárias e com diferentes níveis de aptidão e experiência em dança.

Partilha