O dia 4 de julho, no Centro Cultural de Belém, vai ser dedicado ao debate e à reflexão sobre o racismo: ao todo estão programadas 6 conversas sobre o tema, antecedidas da projeção do novo projeto da realizadora Graça Castanheira, “Pele escura – da periferia para o centro”, uma estreia absoluta.
Partindo de uma ideia original de Kalaf Epalanga, o filme representa a viagem da periferia ao centro de seis amigos afro descendentes, inscrevendo-se na paisagem branca e nas suas marcas exteriores de prosperidade.
Depois da projeção deste filme de quinze minutos no Grande Auditório do CCB, estão programadas várias conversas para que se reflita sob várias perspetivas as temáticas que o filme aborda. Para tal, foram convidados oradores de áreas distintas do conhecimento: o investigador António Brito Guterres, o arquitecto Ricardo Bak Gordon, a atriz e encenadora Zia Soares, a cantora Selma Uamusse, a socióloga Karina Carvalho, a jornalista Paula Cardoso, o sociólogo e fundador da plataforma de Reflexão Angola Manuel Dias dos Santos e o professor e historiador Diogo Ramada Curto, e a realizadora e diretor de atores deste filme, Graça Castanheira e Meirinho Mendes
As conversas são moderadas por Angella Graça, presidente da direção do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal.
15h: projeção do filme no Grande Auditório
15h30: conversa com António Brito Guterres (urbanista e investigador no ISCTE-IUL) e Ricardo Bak Gordon (arquiteto)
16h: projeção do filme no Grande Auditório
16h30 conversa com Zia Soares (diretora artística, atriz, encenadora) e Selma Uamusse (cantora)
17h: projeção do filme no Grande Auditório
17h30: Conversa com Karina Carvalho (socióloga, diretora executiva da TI Portugal) e Paula Cardoso (jornalista)
18h: projeção do filme no Grande Auditório
18h30: conversa com Manuel Dias dos Santos (sociólogo, membro fundador da Plataforma de Reflexão Angola) e Diogo Ramada Curto (Prof. UNL, historiador e investigador)
19h: projeção do filme no Grande Auditório
19h30 Conversa com Graça Castanheira (realizadora) e Meirinho Mendes (encenador e diretor de atores de Pele Escura)
20h: projeção do filme no Grande Auditório