Paulo Furtado no papel de pai de Eusébio em RUTH…

Com estreia nas salas de cinema portuguesas a 3 de Maio, RUTH de António Pinhão Botelho é o «(…) retrato da sociedade portuguesa metropolitana e ultramarina no início da década de 60, no qual um jovem Eusébio da Silva Ferreira protagoniza o episódio que faria dele um dos maiores ícones da cultura e desporto portugueses.».

A Paulo Furtado, que na música é The Legendary Tigerman, cabe o papel de Laurindo António da Silva Ferreira, pai de Eusébio, um desempenho enquanto actor com o acréscimo emocional de ter acontecido no país onde o próprio Furtado nasceu, Moçambique. No filme, o músico desempenha também um papel a que já nos habituou, o de autor da banda sonora original.

Em Março Paulo Furtado ganhou o Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema para Melhor Banda Sonora Original com a composição criada em parceria com Rita Redshoes para o filme “Ornamento e Crime“, de Rodrigo Areias. A forte ligação de Paulo Furtado ao cinema tem sido manifestamente assumida nas influências que deixa transparecer enquanto músico e tem-se aprofundado nas composições de bandas sonoras de filmes como “Estrada de Palha”, “Encontro Silencioso” (em exibição), “Ornamento e Crime” (recentemente galardoada) ou de “RUTH” (estreia a 3 de Maio).

A par da ligação cada vez mais estreita que assume com o cinema, The Legendary Tigerman é um nome incontornável do rock’ n’ roll nacional e internacional e a digressão de apresentação do sexto álbum de originais leva novamente Paulo Furtado e os seus companheiros de estrada a apresentar “Misfit” fora de portas. A partir de meados de Maio, França volta a ser o destino, tal como já tinha acontecido imediatamente a seguir ao lançamento do disco, desta vez com passagem assegurada por Londres e pelo País Basco. A presença em festivais de música portugueses no Verão também já está assegurada, como é o caso do Vodafone Paredes de Coura.

 

Partilha