No dia 12 de Março, no auditório do M.Ou.Co, a MR.NOVEMBER apresenta os britânicos Pale Blue Eyes (PBE), que vêm dar a conhecer ao Porto o seu disco de estreia, “Souvenirs”. A banda de Totnes, no sul da Inglaterra é um trio composto pelo casal Lucy Board e Matthew Board a que se juntou Aubrey Simpson.
O nome evoca uma canção dos Velvet Underground, mas o som dos PBE não foi por aí, optando por um indie rock vivo, com algumas influências synthpop. Nas suas palavras, são o cruzamento entre os Sonic Youth e “cream-pop” feito em Devon…
A UNCUT descobriu influências dos Cocteau Twins e dos KLF, com um som “alegre e entusiasmante”, dando-lhes 7/10. Já a ALL MUSIC atribuiu 8/10 e viu outras inspirações, provindas mais dos Echo & The Bunnymen e dos The Cure, concluindo que “há muito para apreciar entre as dez faixas de “Souvenir” que oferecem uma gama tonal bastante ampla, ao mesmo tempo em que aderem a uma vibração central de grooves contagiantes e grandes melodias”.
A mesma pontuação, 8/10, foi atribuída pelo THE LINE of BEST FIT, considerando que o álbum dá resposta à pergunta: “como é que se faz música que reconhece a seriedade da existência, mas ainda consegue ser tão divertida e otimista quanto é possível quando se está a viver o melhor da vida?”
Já a MOJO viu na música dos PBE um certo revivalismo dos anos 70, quando o electropop estava a dar os primeiros passos. Colocando-os a par de outras estreias recentes, como WH Lung e The Radio Dept.