Palco online do São João recebe Sons Mentirosos Misteriosos

Depois da transmissão do espetáculo As Três Irmãs, o Teatro Nacional São João (TNSJ) responde agora ao desafio de levar a cultura ao público mais jovem, com a transmissão de Sons Mentirosos Misteriosos, espetáculo que integrava o ciclo Dancem!21.

Na sua mais recente criação, a dupla artística Sofia Dias & Vitor Roriz tira partido do poder do som para, através da dança, recriar um universo infantil renovado, onde o tempo não tem ordem definida.

“Pode um som mentir sobre a sua origem?”. A questão é levantada pelos dois coreógrafos, nesta que é a sua primeira criação para crianças. É através do foley, uma técnica que permite criar em estúdio diferentes sonoridades, que o sonoplasta Nuno Bento ajuda a criar uma paisagem sonora falsa, mas que parece natural, com sons únicos que ordenam a ação, o movimento, a voz, a palavra e até os objetos. Num universo que convida o público a “navegar” pela abstração e o concreto, a realidade e a ficção, “a imaginação tem muito por onde se intrometer”, assegura a dupla.

 

Gravado no palco do Teatro Carlos Alberto, onde estaria em cena, o espetáculo foi captado em alta resolução e com realização multicâmara. A primeira exibição de Sons Mentirosos Misteriosos está agendada para esta sexta-feira, às 10h00, ficando depois disponível on demand até às 23h59 do dia 5 de fevereiro.

 

Photo: João Tuna

Partilha