Os Chk Chk Chk habitam um lugar estranho do indie onde o funk se mistura com o rock, e este com a electrónica, o house ou o punk. E essa identidade sinuosa sempre alimentou o fascínio desta banda Californiana. Citando o vocalista Nic Offer sobre o 9º e mais recente álbum “Let it Blue” de 2022: “Nós temos estado sempre a trilhar um caminho na direção de algo mais estranho e esquisito. Tivemos que continuar a procurar esse caminho.”
A vaga de dance-punk que assolou Nova Iorque em 2002, terá na realidade começado um par de anos antes, em Sacramento, quando “!!!” (1º álbum dos Chk Chk Chk) via a luz do dia. Eles foram os Rapture antes do Rapture – putos hardcore encantados com a descoberta de samplers e música de dança – e ainda partilharam um dos seus primeiros baixistas com os LCD Soundsystem. Desde esses primeiros tempos os !!! construíram uma carreira sólida a trazer música divertida e upbeat ao seu público, com guitarras funk sobre baixos potentes e sincopados, samplers e sintetizadores, batidas 4 por 4 e um Nic Offer a liderar a banda na voz com toda a sua irreverência e energia.
A música dos !!! não tenta ser o que não é, baseando a sua magia no hedonismo que caracteriza a banda: a música é para divertir o público e a própria banda! Não há aqui significados metafóricos ou o segredo do sentido da vida. Para os !!! a única coisa que faz sentido é dançar e fazer música que seja a banda sonora dessa festa é o propósito da banda da Califórnia.
Com uma carreira de 25 anos e 9 álbuns os !!! nunca se tornaram irrelevantes, reinventando-se constantemente em fusões de estilos e novas abordagens à sua música.
24 maio – LAV – Lisboa ao Vivo
25 maio – Hard Club, Porto