O novo espaço da Orquestra Jazz de Matosinhos é a concretização de um sonho antigo. No quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos, este espaço reúne todas as condições que garantem o crescimento da Orquestra e a continuidade do trabalho de excelência que tem desenvolvido, nacional e internacionalmente, e que foi recentemente distinguido pelo Primeiro-Ministro com a Medalha de Mérito Cultural.
Para celebrar, a Orquestra Jazz de Matosinhos preparou 2 dias de festa para os quais convida todos os que têm acompanhado, directa ou indirectamente, o seu percurso. A 21 de Setembro, e após a inauguração formal, a big band sobe ao palco às 22h00 para rever o reportório original de Pedro Guedes e Carlos Azevedo. Com entrada livre, mas sujeita à lotação do espaço interior, este concerto exige inscrição prévia através do mail info@ojm.pt.
Dia 22 será possível conhecer o novo espaço através de visitas guiadas, entre as 15h00 e as 17h00. Às 22h00, as atenções concentram-se no pátio exterior à nova sede da Orquestra Jazz de Matosinhos na Real Vinícola com a big band a partilhar o palco com Manel Cruz. De entrada livre, este concerto vai recordar as músicas dos Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido e Supernada, que receberam novos arranjos, mas também standards de Jazz com letras da autoria de Manel Cruz.
Com 700 m2, o novo espaço da Orquestra Jazz de Matosinhos integra o CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico, estúdio de gravação, salas de ensaio e espaços de apoio que constituem um centro de trabalho e investigação inovador, onde se vão explorar, testar e implementar novas formas do uso da tecnologia na promoção da excelência musical e no desenvolvimento de novos paradigmas na educação musical. Promover o diálogo entre arte, ciência e tecnologia, designadamente através de projectos multidisciplinares que visem a investigação e desenvolvimento de soluções para a criação, fruição e disseminação de conteúdos criativos.
O espaço acolhe também os escritórios da Associação Orquestra Jazz de Matosinhos e as actividades do serviço educativo, complementando o trabalho já desenvolvido nas escolas do concelho e com a Orquestra de Família de Matosinhos.
Com o apoio, desde o primeiro momento, da Câmara Municipal de Matosinhos – com a cedência do espaço e o apoio na aquisição dos meios técnicos necessários -, a Orquestra Jazz de Matosinhos na Real Vinícola conta desde já com parcerias significativas com a Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia e INESC-TEC) e o Instituto Politécnico do Porto (ESMAE, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo; ESE, Escola Superior de Educação via CIPEM, Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação).
Photo: Luis Ferreira Alves