Orquestra Jazz de Matosinhos edita vídeo e áudio de “Jazz in The Space Age” de George Russell

Como entidade que promove a criação há 23 anos, a Orquestra Jazz de Matosinhos reforça o seu contributo para a história do Jazz em Portugal criando uma editora através da qual pretende promover e divulgar conteúdos artísticos multidisciplinares.

 

O vídeo e áudio do concerto “Jazz in The Space Age” de George Russell, realizado na Casa da Música a 30 de Novembro de 2019, é o primeiro a estar disponível com o selo CARA – Orquestra Jazz de Matosinhos.

Um disco seminal e histórico de George Russell, editado pela Decca em 1960, composto por música escrita e improvisada que trouxe um desafio adicional à OJM. Perante a ausência de partituras, foi feita uma transcrição dos arranjos por Telmo Marques. O palco foi partilhado com os pianistas João Paulo Esteves da Silva e José Diogo Martins, duas gerações diferentes do Jazz português.

 

Jazz in The Space Age” nunca tinha sido tocado ao vivo, além do momento da sua gravação, o que faz deste um registo muito relevante e importante internacionalmente.

Com direcção musical de Pedro Guedes, “Jazz in The Space Age” foi gravado e misturado por Carlos Lopes, e é composto “Chromatic Universe, Part 1”, “Dimensions” e “Chromatic Universe, Part 2”, no lado A; “The Lydiot” “Waltz from Outer Space” e “Chromatic Universe, Part 3”, no lado B.

 

George Russell desenvolveu a primeira teoria musical nascida das entranhas do Jazz. Uma nova abordagem à criação que foi revolucionária e mudou o percurso de figuras como Miles Davis, John Coltrane e Ornette Coleman – o famoso disco “Kind of Blue” de Miles Davis e todo o jazz modal não teria existido sem as ideias de George Russell.

Com o intuito de ser um reflexo da actividade da OJM, a editora CARA – Orquestra Jazz de Matosinhos é uma voz livre que pretende materializar a acção da big band e dos que a rodeiam

Partilha