Orquestra Jazz de Matosinhos apresenta disco “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses”

Orquestra Jazz de Matosinhos apresenta na Casa da Música disco “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses”

O arranjo de Nailor Proveta – que esteve nomeado para Melhor Arranjo nos Grammy Latinos, do tema “Linha de Passe” (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio), interpretado pela Orquestra Jazz de Matosinhos no disco “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses” – é um dos que poderá ser ouvido no concerto do próximo domingo, dia 24, na Casa da Música.

A Orquestra Jazz de Matosinhos vai apresentar ao vivo o disco lançado em simultâneo em Portugal e no Brasil, pela reputada Biscoito Fino, com a participação de Kiko Freitas (bateria) e Gabi Guedes (percussão), e direção musical de Pedro Guedes.

“Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses” resulta de um concerto com curadoria de Zuza Homem de Mello, a convite da Casa da Arquitetura, aquando da inauguração da exposição “Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira” (2018), onde a Orquestra Jazz de Matosinhos interpretou o repertório escolhido por Zuza Homem de Mello, que também escolheu os arranjadores. Ano e meio depois do concerto, e em homenagem a Zuza Homem de Mello – que faleceu em 2020 – a OJM decidiu registar em disco o concerto.

Além de “Linha de Passe”, “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses“, reinterpreta clássicos como “Corcovado” e “Wave” (António Carlos Jobim), “Carinhoso” (Pixinguinha) e “Nanã (Coisa n.º5)” (Moacir Santos).

🖋 Redação / press release

Partilha