Omiri e La Ritirata na VII edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclasses

Omiri (na foto) e os espanhóis La Ritirata são as primeiras confirmações da 7.ª edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclasses que se realiza de 14 a 21 de Julho, na Eurocidade Valença-Tui. Sob o tema “Music & Fashion”, duas expressões artísticas complementares através das quais é possível mostrar a simbiose perfeita da identidade histórica, o IKFEM propõem 16 concertos, oficinas, masterclasses, sessões de cinema, mesas redondas e, pela primeira vez, um desfile de moda que irá acontecer na Ponte Internacional Valença-Tui.

 

Oito dias com uma programação variada que irá ocupar 18 espaços emblemáticos de Valença e Tui. Aqui estão as primeiras confirmações: Quinta-feira, dia 18, a Catedral de Tui recebe La Ritirata de Josetxu Obregón (violoncelo), Tamar Lalo (flautas) e Daniel Oyarzabal (órgão e cravo). Um trio dedicado à redescoberta do repertório barroco, do classicismo ao romantismo. Em homenagem ao violoncelista e compositor Luigi Boccherini, foi buscar o seu nome ao último movimento do quinteto “La Musica Notturna delle strade de Madrid“. Com 10 anos de percurso, La Ritirata são presença assídua nos grandes festivais de música clássica e antiga em todo o mundo.

 

Na sexta-feira, dia 19, o electro-folk de Omiri toma conta do Passeio Fluvial de Tui. Neste projecto, Vasco Ribeiro Casais (vídeo, programações, cavaquinho, nyckelharpa, bouzouki costumizado, gaitas-de-fole portuguesa) reinventa a tradição da música portuguesa. Sons de todo o país misturados com imagens manipuladas em tempo real, servem de ponto de partida para a composição e improvisação musical de Omiri. Um baile de danças tradicionais e não só, onde há espaço para o drum n’bass, o malhão, o vira, o break-beat e o corridinho. Um espectáculo com músicas esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias.

 

Tendo como fio condutor os instrumentos de teclados – como o piano, fortepiano, órgão, concertina, cravo, acordeão, sanfona, keytar e piano electrónico – o IKFEM convida à descoberta do património cultural das duas margens do rio Minho, entre o sudoeste da Galiza e o norte de Portugal, oferecendo um programa que reforça a sinergia entre a cultura portuguesa e espanhola. Do medieval ao barroco, do clássico à electrónica, do jazz ao pop, passando pelo rock, o folk e o sinfónico, pelo IKFEM passam artistas de renome da cena nacional e internacional.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

Partilha