O mundo estupido dos lendários Yo La Tengo no Vodafone Paredes de Coura

Uma das grandes propostas para este primeiro dia do Vodafone Paredes de Coura era o regresso a Portugal dos Yo La Tengo.
O lendário colectivo formado em 1984 em New Jersey apresentou ao vivo a sua vusão muito própria do mundo com o dissecar de um disco introspetivo e problemático, “This Stupid World”.

No Vodafone Paredes de Coura não foi esquecido o disco “Electr-o-pura”, álbum de afirmação da banda norte americana, e que retrata de uma forma sonora a América dos anos 90 através de texturas musicais, camadas essas recuperadas 30 anos depois em This Stupid World”.

Depois de quase 40 anos a tocar juntos, a musicalidade do grupo continua afiada, com as linhas de baixo percussivas de McNew, adicionando a guitarra de Kaplan e a experimentação sonora do teclado. Enquanto isso, Hubley é um dos grandes bateristas do rock, constantemente experimentando novos ritmos, texturas e volume.

Os Yo La Tengo de Ira Kaplan (guitarra, piano e voz), Georgia Hubley (bateria, piano e voz) e James McNew (baixo e voz) vivem à margem do mainstream desde a sua formação, imunes a modas, correntes e tendências, o que explica, muito provavelmente, a sua longevidade e o culto que fãs e crítica musical lhes devotam há três décadas.

 

🖋 Sandra Pinho

📸 Paulo Homem de Melo

Partilha