O LUSO – Mostra Itinerante do Novo Cinema Português em Itália está de volta para a sua 2ª edição

Mais de 30 cidades italianas vão acolher, este outono, uma programação especial dedicada ao novo cinema português, incluindo cinco longas-metragens premiadas nos principais festivais internacionais assim como alguns realizadores portugueses convidados.

 

Depois do sucesso da primeira edição, o LUSO – Mostra Itinerante do Novo Cinema Português, está de volta, e inicia-se a 13 de Outubro no Cinema Farnese, na irónica praça Campo de´Fiori em Roma onde marcarão presença, Ana Rocha, realizadora de “Listen” e vencedora do prémio Sophia de melhor filme e o ator que interpreta António Variações em “Variações”, Sérgio Praia.

 

As projeções e os encontros decorrerão em Cinematecas, centros culturais e nas principais salas dedicadas ao cinema de autor em Itália onde serão projetadas obras como “Listen”, de Ana Rocha, “Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos e “Technoboss”, de João Nicolau.

 

Milão, Nápoles, Florença, Bari, Palermo e Trieste, entre outras, serão igualmente cidades de acolhimento desta mostra. Em breve será anunciado o calendário completo.

A primeira etapa desta iniciativa terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de Outubro em Roma, no Cinema Farnese. Além da projeção dos filmes incluídos nesta seleção, o programa contará com uma mesa redonda sobre o novo cinema português com especialistas italianos e portugueses e a presença de alguns autores dos filmes apresentados.

 

Programação:

Listen – Ana Rocha

Variações – João Maia

A Metamorfose dos Pássaros – Catarina Vasconcelos

Technoboss – João Nicolau

Mosquito – João Nuno Pinto

 

Partilha