O Jazz chega ao 44º Festival Internacional de Música de Espinho

Depois de três fins de semana consecutivos com a música erudita a dominar os palcos do 44º Festival Internacional de Música de Espinho (FIME), o jazz, tal como já é habitual na história do festival, também marca presença nesta edição com duas figuras internacionais de referência.

 

Dia 13 de Julho, às 22h, o Auditório de Espinho – Academia recebe um concerto histórico com duas figuras importantes de distintas épocas do jazz francês. O inventivo quinteto do saxofonista Émile Parisien apresenta-se com um convidado muito especial: o clarinetista e saxofonista Michel Portal. Decano da música improvisada francesa, Portal é uma das principais referências do cruzamento entre o jazz e a música erudita contemporânea.

Dia 14 de Julho, às 22h, é a vez do multi-instrumentista e compositor Hermeto Pascoal, juntamente com o seu sexteto, apresentar o seu álbum mais recente No mundo dos sons, assim como vários temas da sua longa carreira. Uma noite memorável num Auditório de Espinho – Academia com lotação esgotada.

O grande improvisador brasileiro junta-se também, no dia seguinte (15 de Julho, às 19h), à jovem Orquestra de Jazz de Espinho para um final de tarde em frente ao mar, onde a imprevisibilidade e a partilha darão as várias tónicas. Associado ao 75º aniversário da Piscina Solário Atlântico, este concerto tem lugar na Praça Exterior desta estrutura icónica da cidade de Espinho e a entrada é livre.

Partilha