O Festival de Woodstock comemora 50 anos

Entre os dias 15 e 18 de Agosto de 1969, mais de 400.000 pessoas convergiram para a quinta de Max Yasgur no Estado de Nova Iorque, para assistirem ao Festival de Woodstock. Atuaram 32 bandas e artistas individuais, incluindo alguns dos músicos mais populares e influents da época, como Joan Baez, The Band, Crosby, Stills, Nash & Young, Creedence Clearwater Revival, Grateful Dead, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jefferson Airplane, Santana, Sly and the Family Stone e The Who.

O concerto deu origem ao documentário da autoria de Michael Wadleigh, que ganhou um Oscar, e a dois álbuns com a banda sonora. O filme e estes discos deram origem a uma mitologia popular em torno de Woodstock, mas cujo retrato do acontecimento é apenas parcial. “Back To The Garden”, segundo escreve o produtor Andy Zax, é para as pessoas ouvirem o festival como realmente aconteceu.

No próximo verão comemora-se o 50.º aniversário do Festival de Woodstock, o acontecimento que definiu uma geração e um dos momentos mais icónicos da história da música popular. Todavia, não obstante o seu duradouro significado cultural, nunca ninguém tentou documentar este histórico festival em tempo real. Foi precisamente preencher esta lacuna que os produtores Andy Zax e Steve Woolard fizeram com Woodstock 50 – Back To The Garden: The Definitive Anniversary Archive uma caixa de 38 CDs e 432 faixas, que inclui uma reconstrução quase integral de Woodstock em quase 36 horas de música, com as atuações de todos os artistas por ordem cronológica. A compilação inclui 267 faixas inéditas, num total de quase 20 horas de música.

Woodstock 50 – Back To The Garden: The Definitive Anniversary Archive, uma edição limitada de 1969 exemplares numerados, é disponibilizado numa caixa de contraplacado impressa e com um elemento em lona inspirado no palco de Woodstock, concebido pelo desenhador gráfico Masaki Koike, galardoado com um Grammy. A caixa inclui uma cópia em Blu-ray do filme de Woodstock, uma réplica do programa, uma correia de guitarra, dois cartazes de Woodstock, uma reimpressão de um diário escrito por um espetador anónimo durante o festival, duas reproduções de fotos tiradas pelo lendário fotógrafo do rock Henry Diltz, e ensaios da autoria de Zax, do aclamado jornalista de música Jesse Jarnow e da vanguardista crítica de rock Ellen Sander. A caixa inclui ainda um exemplar de Woodstock: 3 Days of Peace & Music (Reel Art Press), um novo livro sobre o evento escrito por Michael Lang, um dos criadores do festival. A caixa estará disponível no dia 2 de Agosto exclusivamente em lojas online.

A Rhino irá também editar duas outras compilações em 28 de junho: Woodstock – Back To The Garden: 50th Anniversary Experience que contém 162 faixas em 10 CDs – a primeira compilação de Woodstock com gravações ao vivo de todos os artistas que atuaram no festival – e Woodstock 50 – Back To The Garden: The Anniversary Collection que inclui 42 faixas e estará disponível nas versões 3 CDs e 5 LPs.

Partilha