O Desconfinamento dos Best Youth no Teatro Aveirense

Foi em Dezembro de 2019 que assisti ao derradeiro concerto dos Best Youth no Auditório do CCOP no Porto, na altura a fechar a digressão que Ed e Catarina denominaram na altura Cherry Domino Club.
Esse concerto em Dezembro deixava uma certeza no ar… Um dia todos os clubs vão ser assim…

Voltemos a 2020… Noite de quinta feira, 2 de Julho, o Teatro Aveirense recebia o regresso aos palcos após 7 meses, 3 dos quais de confinamento ou quarentena, os Best Youth. Em jeito de conclusão podemos adiantar que… um dia todos os desconfinamentos vão ser assim…

Uma sala composta à medida das restrições que urge cumprir, Ed e Kate apresentaram em palco aquilo que mais gostam e que sentem motivação do público para o fazer… apresentar canções. A arte de apresentar canções não se resume ao simples ato de cantar ou interpretar as mesmas, mas sim, é um processo mais complexo que o duo ao longo dos seus 9 anos de cumplicidade sabem como ninguém apresentar. Recordando as palavras de Ed, em 9 anos nunca tínhamos estado tanto tempo separados…

A ansiedade em palco era grande e a vontade de comunicar seguia a mesma linha. Das canções mais mediáticas às vídeo letters foi um salto, sempre com bastante interação com o público.
Descem as cortinas das sessões do instagram, a forma encontrada pelos Best Youth para manter a chama musical acessa durante a quarentena. São recriadas duas dessas vídeo letters onde os Tame Impala adquirem um estatuto de destaque na cumplicidade musical de Ed e Catarina. Mas o impensável iria acontecer em palco. O publico é desafiado para acompanhar Ed e Kate na gravação da vídeo letter nº 10 para encerrar o ciclo que começou em Abril com a aniversário da Catarina.
Da envolvência do tema de Chris IsaakWicked games”, terminando com o apelo à dança, sem ser possivel, a noite foi sem dúvida dos dois intervenientes em palco, Catarina e Ed… e do público que soube como receber bem este desconfinamento.

Venham mais concertos (assim) que os fãs agradecem… e como disse… um dia todos os desconfinamentos vão ser assim…

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha