O Citemor caminha para a segunda semana de programação…

O Citemor continua em Montemor-o-Velho. O festival entra na segunda semana do programa com duas noites dedicadas ao espectáculo de Sónia Baptista e a apresentação final do workshop com John Romão e Silvia Costa, em Montemor-o-Velho. Em Coimbra, ainda podem ver os LOOPS.LISBOA, na Casa das Artes Bissaya Barreto

 

Sónia Baptista começou a criar “Triste in english from spanish” a partir da sua própria tristeza tentando tocar, a partir dela, na tristeza do mundo em geral. A tristeza é o motor da criação deste espectáculo que é teatro e dança em diálogo com várias outras artes, e que não é, de todo, triste, pelo contrário. Encarar a tristeza para viver melhor, a tristeza como alavanca para a saúde, o uso da tristeza para um mundo melhor, a tristeza como ferramenta de intervençãi e como algo transformador, o direito à tristeza como algo positivo e necessário. Esta peça, que afinal até é divertida, nasceu da tristeza que a criadora sentia sobre questões como a opressão das mulheres e a exploração dos recursos do nosso planeta, e aborda um assunto muito difícil, a depressão, tema tabu para os portugueses que são dos maiores consumidores de antidepressivos. “Quanto mais se foge de uma coisa, mais perto ela permanece, quanto mais se evita pensar em coisas tristes, mais elas invadem o pensamento”, conclui a autora. “Triste in english from spanish (redux)” é apresentado nos dias 1 e 2 de Agosto, pelas 22h30, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho.

 

John Romão regressa ao Citemor com Silvia Costa para a apresentação de “As Tentações de Santo Antão”, o resultado final de um workshop de formação e pesquisa teatral que está a decorrer, neste momento, em Lisboa, e terminará em Montemor-o-Velho. Baseado no discurso visionário de Gustave Flaubert e no poder da imaginação que emana da sua obra, a obra debruça-se sobre o interesse pela figura de Santo Antão, muito estudada na história da arte, relacionando-se com uma procura do sentimento de culpa, de consciência pessoal, de ética de cada um, cuja manifestação no nosso tempo parece precisar de uma renovação, de um novo posicionamento. 3 de Agosto, às 22h30, na Sala B, em Montemor-o-Velho.

 

Ainda em Coimbra, e até 3 de Agosto, a instalação LOOPS.LISBOA, – uma parceria do Festival Temps d’Images e do Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado (MNAC) –  pode ser visitada na Casa das Artes Bissaya Barreto, das 15h às 19h.

 

Rodrigo García continua em residência para a criação de uma nova obra a apresentar a 8, 9 e 10 de Agosto. O festival propõe ainda criações de Susana Paiva, Teatro do Vestido e Rocío Molina.

 

Partilha