O BASQUEIRAL está de volta e com muita energia acumulada para libertar…

O BASQUEIRAL está de volta e com muita energia acumulada para libertar. A primeira descarga de um conjunto de outras que se seguirão ao longo de 2021 estará a cargo da ramificação artística do festival, o BASQUEIRART.

Acontecerá no palco de sempre, a Vila de Santa Maria de Lamas, entre os dias 19 de Junho e 22 de Agosto. Dois meses de programação ininterrupta, numa edição em que o Museu de Lamas se junta à Basqueiro – Associação Cultural na sua organização e que contará com o precioso apoio da DGARTES.

Pretende-se, já nesta edição de 2021, que adquira outros contornos e que ganhe autonomia em relação ao Festival que o originou, apresentando-se no formato de Ciclo de Programação com a duração  de  dois  meses  e  que,  a  cada  ano,  se  debruce  em  torno  de  questões  incontornáveis  do  nosso tempo, utilizando a arte como meio de consciencialização e debate de ideias.

Para a edição de 2021 o tema será a Sustentabilidade Ambiental do Planeta, sendo esse o fio condutor   da   maioria   da   programação   prevista   que   contemplará   exposições,   residências   artísticas,   intervenções   no   mobiliário   urbano,   sessões   de   cinema,   performances   multidisciplinares, arte urbana e vários concertos.

 

Indignu, Ana Deus, Tren Go! Sound System, Joana Guerra e O Manipulador são os 5 nomes já confirmados dos 13 que se apresentarão nos palcos do BASQUEIRART

“Living Among What ́s Left Behind” é o nome da exposição de fotografia do fotojornalista Mário Cruz que permanecerá durante todo o ciclo de programação do BASQUEIRART nas salas do Museu de Santa Maria de Lamas que se transformarão para recriar o ambiente retratado pela exposição. Reúne imagens captadas durante um mês nas Filipinas, onde visitou comunidades que vivem ao longo do rio Pasig, declarado biologicamente morto na década de 1990, testemunhando uma situação extrema de pobreza e poluição ambiental, um exemplo do perigoso caminho que a humanidade está a trilhar, ignorando o meio ambiente e as necessidades humanas básicas.

Foi premiada em 2019 pela World Press Photo na categoria de Ambiente. Mário Cruz é um fotógrafo focado em assuntos relacionados com a injustiça social e os direitos humanos, tendo os seus trabalhos vindo a ser divulgados e reconhecidos um pouco por todo o mundo.

 

O CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental é outra conquista do BASQUEIRAL. Com a arcada do Museu de Lamas como pano de fundo, o BASQUEIRART receberá uma extensão oficial da 26ª edição do prestigiado festival internacional que, a cada ano, reúne mais de 600 obras a concurso. Várias sessões de acesso gratuito para miúdos e graúdos ao longo dos dois meses de programação com uma selecção do que melhor se passou na última edição do Festival.

 

Cabe ao artista português Daniel Eime, nome reconhecido globalmente pelos seus murais de grande escala e com obras espalhadas um pouco por todo o mundo, inspirar-se na temática da sustentabilidade ambiental e deixar uma “pegada” permanente da passagem do BASQUEIRART por Santa Maria de Lamas

 

Companhia Persona com residência artística de três meses no Museu de Lamas. Terá o desafio de criar e apresentar um espectáculo original em torno da temática ambiental, constituído por um elenco, na sua maioria, de voluntários amadores provenientes da comunidade local. Criada em 2001, tem vindo a desenvolver um percurso na área das artes performativas de constante apuramento, singular independência e brilhantismo que a levaram a colaborações com referências de renome internacional como Von Magnet e a participações em Festivais como o Téâtr-Réalités em Lyon-Villeurbanne, o Imaginarius, a Rádio Faneca, entre muitos outros eventos culturais.

 

Sérgio Correia em residência artística de três meses no Museu de Lamas, onde terá o desafio de criar e apresentar um espectáculo performativo original em torno da temática ambiental, com estreia exclusiva junto do público do BASQUEIRART. Sérgio Correia Conceição, actor, cantor,  bailarino e acrobata aéreo, tem o curso de Artes Circenses da Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô) e o Curso de Teatro Musical do Conservatório Vocare. Estágio em 2005 na Companhia Olga Roriz. Actor na Companhia de Teatro Artistas Unidos

 

A edição de 2021 do BASQUEIRAL vai ser assim em linhas gerais…

Uma Exposição de Fotografia,

Treze Concertos,

Oito Sessões de Curtas e Longas-Metragens,

Quatro Residências Artísticas,

Quatro Espetáculos Performativos,

Um Mural de Arte Urbana de grande escala,

Seis Instalações Artísticas,

Uma Intervenção Comunitária no Mobiliário Urbano

 

19 Junho  – Concerto de abertura: Indignu

20 Junho – Inauguração da Exposição: “Living Among What ́s Left Behind” do fotojornalista Mário Cruz

26 Junho – Café Concerto #01: Ana Deus; Summer Of Hate

27 Junho – Cine Eco #01

Sessão da tarde –  público infantil

Sessão da noite – público em geral

Partilha