Novos espetáculos de teatro e dança na Sala Online do D. Maria II

Todas as sextas-feiras, é dia de estreia na Sala Online do Teatro Nacional D. Maria II. Esta sexta feira, dia 12 de março, é Antígona, de Sófocles, que sobe o palco, numa encenação de Mónica Garnel.

Na sexta-feira seguinte, dia 19 de março, a dança regressa à Sala Online, com o espetáculo Jaguar, de Marlene Monteiro Freitas. Até esta sexta-feira, é ainda possível assistir a Sopro, de Tiago Rodrigues, espetáculo estreado no Festival d’Avignon em 2017 e já apresentado em dezenas de cidades em todo o mundo.

 

Em Antígona, a atriz e encenadora Mónica Garnel trabalha um texto fundador, para, a partir de uma cidade que vai adoecendo, propor um espetáculo que procura a vertigem à medida que o conflito sobe. Nele, assistimos à tensão criada pelas medidas impostas tendo em vista o bem e a proteção da cidade, às quais a voz discordante de Antígona se opõe. Um espetáculo onde se assiste ao conflito entre os direitos humanos e os direitos do poder instituído e se levanta a questão: o que é afinal a justiça?

Antígona, espetáculo que marcou a abertura da Temporada 2019-2020 o D. Maria II, pode agora ser visto na Sala Online, de 12 a 26 de março.

 

A dança regressa também à Sala Online, com a estreia de Jaguar, da coreógrafa e bailarina Marlene Monteiro Freitas, em colaboração com Andreas Merk, espetáculo que poderá ser visto de 19 de março a 2 de abril. Estreado em 2015, em Helsínquia, na Finlândia, o espetáculo percorreu dezenas cidades europeias, desde Paris a Berlim, passando por Lisboa, Guimarães, Bruxelas ou Estocolmo. Em Jaguar, os intérpretes são marionetas, manuseados e acionados. Confiam-se a outrem e às suas mãos: Mandinga d’ Soncent, Wolfli, Blaue Reiter, entre outros que, apesar de radicalmente diferentes, não serão mais do que uma extensão de nós próprios.

Partilha