Novembro Jazz em São João da Madeira…

O projeto Novembro Jazz é uma nova aposta cultural do Município de S. João da Madeira, que pretende criar um espaço de promoção de uma expressão musical que tem sido pouco explorada em S. João da Madeira reunindo, no palco da Casa da Criatividade, músicos de grande qualidade. Ao longo de todo o mês, a cidade acolhe os ritmos especiais deste género musical que surgiu no final do século XIX nos Estados Unidos da América, trazendo a S. João da Madeira alguns dos mais relevantes nomes do jazz, português e estrangeiro.

Nesta primeira edição, para além de divulgar este género musical e apresentar projetos recentes, existe a preocupação de estimular a criação de novos públicos e a formação de jovens músicos, nomeadamente, através da masterclass de jazz que decorre no dia 23 de novembro, com o Sandro Norton. Fundamentalmente, e de forma descomprometida, o objetivo é mostrar que o jazz é para todos e de todos, levando o público a descobrir novos e reconhecidos músicos e novas formas de performance. O grande mote desta primeira edição é “descobrir”.

 

2 Novembro – Jacqui Naylor – Casa da Criatividade (22.00h)

Não é fácil categorizar Jacqui Naylor. Dependendo do seu estado de espírito, a californiana Jacqui Naylor flutua entre um jazz puramente vocal e uma abordagem folk-rock mais alternativa. As suas atuações são sempre surpreendentes. Influenciada pela combinação improvável de artistas como Billie Holiday e Nina Simone ou Tracy Chapman, Carole King ou Sheryl Crow, a artista desenvolveu um estilo pessoal e absolutamente reconhecível, que se espraia num repertório altamente diversificado, afirmando-se, por isso, como uma das grandes surpresas deste festival.

 

9 Novembro – Luisa Sobral – Casa da Criatividade (22.00h)

Luísa Sobral é uma das compositoras e cantoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses. Presença assídua em diversos festivais de jazz nacionais e internacionais (Festival Internacional de Jazz de Barcelona, Festival Jazz Cartagena, Aqui há Jazz de Sesimbra, EDP Cool Jazz, Cascais Cool Jazz, entre outros), a sua carreira começou aos 16 anos quando concorreu ao Ídolos (SIC). Depois disso, mudou-se para os Estados Unidos para estudar jazz na Berklee College of Music. O álbum de estreia,

The Cherry on my Cake”, foi editado em 2011, e ao fim da primeira semana ocupava já a terceira posição das tabelas em Portugal. Na sequência deste álbum, totalmente virado para o Jazz, Luísa Sobral decide especializar-se neste género musical. Em Novembro deste ano prepara-se para editar o 5º álbum de originais “Rosa”. Luísa apresenta-se na Casa da Criatividade em duo, com o guitarrista Mario Delgado, onde revelarão alguns temas do novo disco, não esquecendo temas marcantes da sua carreira.

 

16 Novembro – JP Simões – Casa da Criatividade (22.00h)

A emblemática voz de JP Simões chega a S. João da Madeira no dia 16 de novembro. Este é um artista com um percurso muito singular. Menos óbvio no mundo jazzístico mas ainda assim com fortes incursões, JP Simões começou por estudar jornalismo, depois direito da comunicação, a seguir escrita de argumento, língua árabe, teoria da literatura e saxofone. Pelo caminho, dedicou-se à música, tendo passado pelos projetos Pop Dell’Arte, Belle Chase Hotel e Quinteto Tati. Nicholas Bloom é o novo pseudónimo de JP Simões, que o levou em busca de uma nova sonoridade, manifestamente distinta do reportório que conhecemos até hoje. “Tremble like a Flower”, nome do seu último disco, cantado em inglês e com alusões ao Jazz, à Bossa Nova e ao Folk, é uma refrescante e luminosa viagem musical, onde o músico desenha paisagens sonoras com uma postura íntima e de escrita confessional.

 

24 Novembro – Masterclass de Iniciação ao Jazz com Sandro Norton | Paços da Cultura (10.00h)

Sandro Norton conquistou uma forte reputação como músico, compositor e professor, reconhecido pela sua excelente técnica de improvisação e pelo domínio da guitarra percussiva. Durante o seu percurso universitário, Sandro Norton estudou com Mike Outram, Shaun Baxter, Ian Scott, Phillip Mead, Dave Cliff, Simon Philip, Eddie Harvey, Paul Elliot entre outros. Teve aulas particulares com Charlie Banacos, David Lucas, Gary Burton, Mike Stern, Jim Hall, Eric Roche, Jonathan Kreisberg, Vicki Genfan e também com o Dr. Barry Harris. Ao longo do tempo, trabalhou como músico de estúdio, na televisão, em orquestras e teatros musicais. Sandro Norton atua regularmente nos melhores locais de jazz e em grandes festivais nacionais e internacionais, tendo participado em inúmeros programas de televisão nacionais. Como professor, elaborou programas de jazz, treino auditivo, harmonia e instrumento, tendo ministrado aulas a mais de 1000 alunos de 80 nacionalidades. Atualmente colabora com a Lick Library como “Guitar educator”.

 

30 Novembro – Orquestra de Jazz de Matosinhos com João Paulo Esteves da Silva – Casa da Criatividade (22.00h)

O festival encerra no dia 30 de novembro com a Orquestra de Jazz de Matosinhos. Criada em 1999, a Orquestra é hoje um laboratório permanente que não esquecendo a tradição das grandes big bands do passado, promove continuamente a criação, a investigação, a divulgação e a formação na área do jazz, cruzando a ambição internacional com o sentido de responsabilidade local. Constituindo-se como uma autêntica orquestra nacional de jazz, apresenta repertórios de todas as variantes estéticas e de todas as épocas do jazz. Dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo, tem colaborado com nomes tão diversos como Maria Schneider, Carla Bley, Lee Konitz, John Hollenbeck, Jim McNeely, Kurt Rosenwinkel, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Bica, Ingrid Jensen, Bob Berg, Conrad Herwig, Mark Turner, Rich Perry, Steve Swallow, Gary Valente, Dieter Glawischnig, Stephan Ashbury, Chris Cheek, Ohad Talmor, Joshua Redman, Andy Sheppard, Dee Dee Bridgewater, Maria Rita, Maria João, Mayra Andrade e Manuela Azevedo entre muitos outros.

Partilha