Novas confirmação do cartaz do FENDA

O Festival FENDA anuncia a programação do dia 23 de novembro, que terá como epicentro o gnration, em Braga. 

A programação inicia-se com uma edição especial ao vivo do podcast Jazzego Selected Jams. Este podcast vai além de uma mera conversa sobre jazz, reunindo André Carvalho, Hugo Oliveira e Rui Martins para debater sobre a cultura em geral, com um foco especial no norte do país. Com mais de 70 episódios até à data, transmitidos pela Yeye Rádio e disponíveis em todas as plataformas habituais, o podcast explora o passado, presente e futuro do jazz e muito mais.

À noite, a Blackbox do gnration será o palco de dois concertos, Pedro Ricardo Trio e Theon Cross.

Pedro Ricardo é conhecido pela sua ousadia musical, lançando discos sob diferentes pseudônimos e através de diversas editoras. O álbum de estreia, “Soprem Bons Ventos“, foi editado em 2023, pela Soundway Records.

Theon Cross redefiniu a tuba, expandindo as possibilidades sonoras do instrumento com uma abordagem única que explora a música da diáspora africana. Transformando a tuba num sistema de som completo do século XXI, Theon cria mundos sonoros ricos e variados. Colaborou com nomes como Shabaka Hutchings’ Sons of Kemet, Nubya Garcia, Moses Boyd e Stormzy. Os álbuns “Aspiration” (2015) e “Fyah” (2019) destacam a sua inovação e talento. O seu mais recente álbum, “Intra-I”, explora temas de auto-reliance, identidade e herança afro-diaspórica.

A programação conta ainda com a instalação “Doppler Life” do designer gráfico whynotpipi, alter ego criativo de Pedro Pereira. Esta exposição interativa, composta por uma série de ilustrações em realidade aumentada, oferece um auto-retrato do quotidiano do autor, transformando o mundano em algo quase espiritual. O público é convidado a refletir sobre o estado transitório da existência e a busca de respostas para o futuro.

A noite termina no Juno com o DJ set de André Carvalho e Minus, que vão animar a noite até as 4 da manhã.

🖋 redação / press release

Partilha