NOS Primavera Sound 2019… Nubya Garcia e o regresso do jazz…

Kamasi deu o empurrão, do Canada chegavam os Badbadnotgood e de Londres surgiu Nubya Garcia, não necessariamente por esta ordem mas ajuda a equacionar a evolução do jazz na musica contemporanea destes últimos anos.

Garcia é uma das principais forças por detrás deste ressurgimento vibrante do género graças à sua liberdade para encontrar alianças de som entre o neosoul, o hip hop e a música afro-caribenha

Mas Nubya Garcia já não é uma novata no mundo cruel que é este da chamada musica moderna. Faz parte de dois combos londrinos, Maisha e Nérija, mas é daquelas artistas que quer se conhecida pelo trabalho individual tendo arriscado em 2017 lançando o seu único trabalho “Nubya’s 5ive” que deu a conhecer no renovado palco Pull and Bear no NOS Primavera Sound.

Ao longo de 40 minutos, curtos diga-se de passagem, Nubya conquistou um público sempre havido pela descoberta e pelo desconforto que é descobrir novas sonoridades. É essa linha a da descoberta, da diferença que caracteriza o festival principalmente numa noite que essa linha condutora seria quebrada… mas isso fica para mais tarde.

Para já a memória regista a brilhante passagem de Garcia num verdadeiro sunset musical e sem ‘fireworks’

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: Sandra Pinho

Partilha