NOS Alive lidera Maratona dos Festivais de Verão em julho

O NOS Alive foi o vencedor da Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision, em julho, assumindo-se como o festival mais mediático do mês. O evento que levou nomes como Pearl Jam, Artic Monkeys ou Queens of the Stone Age ao Passeio Marítimo de Algés foi citado em 1.649 notícias e totalizou mais de 32 horas de exposição nas rádios e televisões nacionais, com destaque para as emissões especiais que a RTP realizou ao longo dos três dias do festival.

O Super Bock Super Rock, que também decorreu no mês de julho, foi mencionado em mais de mil artigos e somou quase 26 horas de presença na televisão e rádio, ficando em segundo lugar do ranking. Outro dos grandes festivais de julho, o Meo Marés Vivas, encerra o pódio. O festival nortenho surgiu em 550 notícias e alcançou quase 20 horas de tempo de antena na rádio e TV.

Apesar de já se ter realizado em junho, o Rock in Rio continua a ser presença assídua nos media. Em julho, passou as 1.200 menções e notícias e as 10 horas nas emissões de televisão e rádio. Em quinto lugar neste ranking, O Sol da Caparica é o mais bem posicionado entre os festivais que ainda não se realizaram. Também na parte superior da tabela está o EDP Cool Jazz.

Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking o Sumol Summer Fest, o Meo Sudoeste, o Vodafone Paredes de Coura, o NOS Primavera Sound, o EDP Vilar de Mouros e o Festival Bons Sons.

Julho foi o mês em que os meios de comunicação social dedicaram mais tempo e atenção aos grandes acontecimentos musicais que se realizam de norte a sul do país. No ponto alto da temporada de festivais de verão, os eventos monitorizados pela Cision somaram cerca de seis mil notícias e mais de 100 horas de exposição na televisão e rádio.

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão.

O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi recentemente reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico Best Service Provider.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 a 31 de julho de 2018 – com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

Partilha