Na Penumbra do lituano Sharunas Bartas, estreia em julho nas salas portuguesas

A longa-metragem Na Penumbra, realizada por Sharunas Bartas e coproduzida pela Terratreme, estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 7 de julho de 2022.

Seleccionado para o Festival de Cannes 2020, este filme é uma história de guerra baseada em fatos verídicos sobre a ocupação soviética na Lituânia em 1948, após o fim da II Guerra Mundial. Tem como protagonista a personagem de Unte, um jovem de 19 anos, membro de um movimento Partisan, de resistência à ocupação soviética. Através deste filme é possível estabelecer inúmeros paralelismos à guerra que hoje assistimos na Europa.

 

Na Penumbra” retrata a agonia da população da Lituânia como vítima de sucessivas invasões e ocupações, mostrando também um forte sentido de resiliência. “A resistência nasce da esperança, uma força primordial que deve permanecer viva, algures, nos momentos mais sombrios. A história da Lituânia não terminou com a morte do último guerrilheiro. Em 1953, com o fim da resistência armada organizada, a Lituânia não ficou destruída, mas ficou severamente danificada. A história da resistência lituana terminou com a proclamação da independência em 1991.”, afirma Bartas.

Partilha