“Mulher Em Guerra” é a mais uma estreia em destaque na Glam Magazine

Na mesma semana da greve estudantil pelo clima e com a atenção mediática virada para a visita da activista Greta Thunberg a Portugal, estreia no cinema o filme islandês de Benedikt ErlingssonMulher Em Guerra“, uma trágico-comédia ecológica que reflecte sobre estes temas urgentes, como são a crise climática, sobreposição dos poderes económicos e mesmo a manipulação da informação, transmitidos pelo relato da luta de uma mulher por uma causa maior que ela própria.

 

Mulher Em Guerra” é um alerta para a responsabilidade individual e a urgência na ação. Nas palavras da heroína e protagonista “somos a última geração que pode ainda inverter o colapso climático, somos os responsáveis pela preservação deste planeta que poderá não ver nascer os nossos netos”.

 

Mulher Em Guerra” foi o vencedor do 12º Lux Film Prize, Prémio que o Parlamento Europeu atribui todos os anos ao filme que julgam ir de encontro às questões europeias mais prementes em debate nesse ano, uma vez que o cinema é uma plataforma de comunicação para vários publicos e que poderá abrir espaços de debate e reflexão

Sinopse

Halla é uma mulher independente de quase 50 anos. Nos bastidores de uma rotina tranquila é uma ativista ambiental apaixonada.

 

Conhecida apenas pelo pseudónimo “A Mulher da Montanha”, decide enfrentar a indústria do alumínio num acto de justiça solitária, em prol da defesa do ambiente e contra o aquecimento global.

À medida que as ações de Halla se tornam mais ousadas, do pequeno vandalismo à sabotagem industrial, a notícia de que foi aceite para adoção de uma criança na Ucrânia abala os seus planos.

 

Fiel às suas convicções, antes de abandonar o papel de salvadora das Terras Altas, decide planear um duro ataque final contra a indústria do alumínio, para poder depois realizar o seu sonho de ser mãe.

 

Um filme de Benedikt Erlingsson

com Halldóra Geirharðsdóttir, Jóhann Sigurðarson, Juan Camillo Estrada

Nos Cinemas a 28 de Novembro

Partilha