Modalisboa abre candidaturas para concurso Sangue Novo

O que mais temos são perguntas. Se as ferramentas de edição de texto nos mostrassem os caracteres mais usados nos últimos dois meses, de certeza que o ponto de interrogação levaria o troféu. Logo a seguir ao espaço, que já está gasto nos nossos teclados. A verdade é que precisamos dos dois. Precisamos de questionar e precisamos de espaço para responder. E estamos sempre a chegar à mesma conclusão.

 

A resposta está na criação. Se não sabemos como será o amanhã, vamos desenhá-lo. Na Moda, como na vida, não existem telas em branco: já todas foram pinceladas pelas bases da circunstância, pelas barreiras quebradas por uns e pelos muros criados por outros. Hoje, ainda que tudo esteja diferente, as nossas ferramentas são as mesmas.

 

O Sangue Novo é a plataforma da ModaLisboa que desenha sobre a tela mais leve. É, também, a plataforma que pode decidir rasgar a tela e pintar nas paredes, no chão, no ar. Por causa dessa liberdade, dessa frescura e dessa esperança, a Associação ModaLisboa volta a lançar candidaturas para o concurso anual, com a primeira fase em outubro de 2020 e a segunda, e final, em março de 2021.

 

Foi uma decisão que obrigou a muita ponderação — e aos tais pontos de interrogação. Enquanto concurso especialmente dirigido a alunos finalistas de cursos superiores e profissionais em Design de Moda — e aberto a jovens designers de moda recém-formados que estejam a iniciar a sua marca — não foi possível ignorar os constrangimentos provocados pela pandemia que vivemos. Aulas à distância, incapacidade de materializar projetos e de aceder a materiais, coleções comprometidas. Mas foram também estes constrangimentos que nos impulsionaram a abrir candidaturas. Nunca, como hoje, foi tão importante ter esperança. Nunca, como hoje, foi tão importante ter um objetivo. Nunca, como hoje, foi tão importante incentivar a criatividade e os ativos da nossa cultura.

 

Os parâmetros estão diferentes, claro. As candidaturas serão estritamente digitais: dos dez coordenados enviados, o júri escolherá cinco que passarão à confeção. Isto não só obedece às medidas de segurança esperadas nesta fase, como diminui o peso económico das coleções dos dez designers selecionados. Estes criativos apresentarão a coleção em outubro, e cinco serão selecionados para a fase final, em março.

Esta edição do concurso Sangue Novo está aberta apenas a designers nacionais.

 

Os projetos deverão ser enviados para o e-mail sangue.novo@modalisboa.pt até às 17H de 20 de julho de 2020 e o regulamento completo pode ser consultado em www.modalisboa.pt/sanguenovo.

Partilha