O português Dino D’Santiago volta em 2024 acompanhado por banda, apresentando a sua inovadora mistura de ritmos cabo-verdianos com a música urbana e electrónica global. Femi Kuti, o coração e a alma do afrobeat moderno, filho primogénito do mítico e revolucionário músico Fela Kuti, traz para o palco do MIMO sons tradicionais do seu país, que se encontram com a suavidade e delicadeza do highlife do Gana e o soul, funk e R&B dos EUA, seduzindo o público com batidas dançantes.
São as mais recentes confirmações do festival, que já tinha anunciado Marcelo D2 – que inicia no MIMO a sua digressão europeia de lançamento do elogiado álbum “Iboru” – e Fatoumata Diawara, do Mali, da cantora, compositora, guitarrista e ativista, que apresenta o premiado disco “London Ko”, que teve co-produção e participação de Damon Albarn (Blur e Gorillaz).
Com 20 anos de existência, mais de 2 milhões de espetadores no Brasil e em Portugal e entrada inteiramente gratuita para todas as atividades, o MIMO Festival regressa à cidade de Amarante numa programação cuidadosamente preparada. Uma forma de retribuir todo o carinho e prestígio demonstrado pelo público e os parceiros que viabilizam a sua realização, com atrações de várias partes do mundo.