Milão é paragem obrigatória da Moda Portuguesa

Milão será a próxima paragem internacional do Portugal Fashion com a apresentação digital de Alexandra Moura em calendário oficial de desfiles, no dia 28 de fevereiro às 16 horas locais (15h em Portugal Continental).

 

A coleção outono-inverno 21/22 de Alexandra traz o conceito de subversão aliado a pausa e reversão, em que o conjunto de ações de desconstrução aplicadas ao processo criativo de uma peça fazem os detalhes desta coleção, ampliando assim, a perceção da sua composição e forma.

Há convivência em referências de meados dos anos 90, altura em que a designer inicia o seu curso em Design de Moda, moldando o seu sentido estético e a forma de ver a moda e, por consequência, a peça de roupa. Um mix de estilos e géneros onde a influência da música e da estética underground ganham força.

A sua rebeldia da época trazem para a coleção a subversão das peças, o virar ao contrário, costuras para fora e o clássico cose-e-corte. O readaptar de peças à mão deixando assim o inacabado, característica já vincada no ADN da marca, com estampados dos seus sketchbooks com colagens, linhas, dita-cola e desenhos.

O contraste de cores pálidas com cor fortes e ácidas junta-se à subtileza dos comportamento dos materiais, dos acabamentos e dos detalhes

 

Em estreia absoluta por terras de Itália está Gonçalo Peixoto. O designer integrará o calendário de eventos oficiais da Semana da Moda de Milão com uma coleção que pede para dançar, num desejo nostálgico de liberdade em cores vibrantes e divertidas. A apresentação digital acontecerá no dia 23 às 9 horas (8h em Portugal Continental).

 

Mantendo a lógica de cooperação, depois de Milão o Portugal Fashion segue para Paris onde contará com uma apresentação digital com três designers nacionais, dois deles do calendário ModaLisboa. Assim, na Semana da Moda de Paris, que decorre de 1 a 9 de março, e mantendo o foco na aposta de novos talentos, a Bloomer Maria Carlos Baptista, integrará uma apresentação que expressa três visões diferentes para um mesmo objetivo, o da promoção da moda nacional além-fronteiras.

Na candidatura apresentada em julho de 2019, e aprovada um ano depois, o Portugal Fashion integrou designers da ModaLisboa fruto da parceria estabelecida entre as duas Associações. Cabe agora ao Portugal Fashion, em articulação com a ModaLisboa, assegurar a organização destas ações internacionais em concreto, nas semanas da moda de Milão e Paris.

Este passo de cooperação espelhou uma vontade única de ambas as entidades na valorização dos criadores e indústria nacionais, na expectativa de que a parceria possibilite o reforço e continuidade do trabalho desenvolvido em prol da moda portuguesa.

Partilha