Metallica celebram 30º aniversário do “Black Album” com 53 artistas

Os Metallica assinalam o 30º aniversário do seu quinto álbum, homónimo, também conhecido como “The Black Album”, com dois lançamentos no dia 10 de setembro.

 

The Black Album” é um dos discos mais bem-sucedidos comercialmente e aclamados pela crítica de todos os tempos. Em 1991 tornou-se não apenas o primeiro álbum #1 dos Metallica em 10 países, como produziu uma série de singles implacáveis – “Enter Sandman”, “The Unforgiven”, “Nothing Else Matters”, “Wherever I May Roam” e “Sad But True” – que contribuíram para o estatuto dos Metallica enquanto banda de estádio, além de terem dominado as preferências das rádios e da MTV.

 

A receção da crítica foi igualmente intensa, tendo entrado para o top 10 de melhores do ano do “Village Voice Pazz & Jop Poll”, além de ser uma presença constante na lista dos 500 Melhores Álbuns de Sempre da “Rolling Stone”. O impacto e a relevância do álbum continuam a crescer – como provado por um facto indiscutível: “The Black Album” permanece incontestável como o álbum mais vendido na história da Nielsen Soundscan, superando todos os lançamentos em todos os géneros nos últimos 30 anos.

Muito mais do que um mero álbum de tributo, “The Metallica Blacklist” celebra a influência duradoura deste marco musical com um dos projetos mais ambiciosos já concebidos pela equipa dos Metallica: mais de 50 artistas, abrangendo uma gama inacreditavelmente vasta de géneros, gerações, culturas, continentes e muito mais, cada um contribuindo com uma interpretação única do seu tema favorito de “Black Album”.

 

The Metallica Blacklist” oferece novas dimensões do disco, cuja atração gravitacional atraiu primeiro o mainstream para os Metallica – e traz novas abordagens sobre o apelo universal e intemporal que os fez manter lá: a influência imensa que estas 12 canções tiveram sobre fãs e músicos de todas os quadrantes. As 53 faixas de “Metallica Blacklist” encontram cantores, artistas country, de música eletrónica e hip hop a partilharem o seu amor por estas canções ao lado de punk rockers, indies, ícones do rock, metal, world music e muitos, muitos mais… e tudo por mais de 50 boas causas : os lucros serão divididos igualmente entre as instituições de beneficência escolhidas pelos artistas e a All Within My Hands Foundation dos Metallica.

Partilha