Mel Piquenique das Artes em Agosto sob o tema “O INDIZÍVEL”

Mel é um alimento com várias utilizações e com uma produção necessariamente colaborativa. É o único alimento sem prazo de validade. Foram encontradas ânforas com mais de 3000 anos em que o mel nelas contidas estava em perfeitas condições de consumo.

O Mel Piquenique das Artes é um evento artístico, multicultural, interdisciplinar e inclusivo, tendo a consciência, ecologia e cidadania como valores centralizadores de todo o projecto.

A cultura é um fenómeno emergente. Um indivíduo isolado, ainda que ele mesmo seja um sistema complexo, não gera cultura. É a interacção entre indivíduos que gera atitudes, práticas, metas, objetivos, costumes, conhecimento, crenças, ou seja, valores centrais. Grande parte dessas interacções são intangíveis, originando processos não revelados e, no entanto, emergentes num determinado sistema. São os mesmos valores que retro-alimentam o sistema, re-transmitidos aos seus elementos. É precisamente essa de retro-alimentação que viabiliza a sobrevivência de um sistema complexo. Uma cultura que não consiga absorver, adaptar e produzir valores tende à extinção. Aconteceu com civilizações, organizações, línguas, religiões, comunidades, espécies.

A aprendizagem permite a retro-alimentação de uma cultura. A capacidade de reflectir acerca da utilidade dos valores transmitidos e a produção de valores novos revela a sua vitalidade. Se preferirmos, revela-se a parte invisível que informa o dizível. De uma experiência cria-se uma memória, transmitida no tempo dentro de uma cultura até se transformar em mito. O indizível torna-se dizível, por explicação ou por sacralização.

 

13 de Agosto (quinta-feira) | 22:00 – Fatspoon

15 de Agosto (sábado) | 19:00 – Holy Nothing

16 de Agosto (domingo) | 18:00 – AYOM

22 de Agosto (sábado) | 19:00 – Barry White Gone Wrong

29 de Agosto (sábado) | 19:00 – Dapunksportif

Partilha