Maus Hábitos em março desprende-se e circula país fora

Circulação é a palavra deste mês de março no Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural e na Saco Azul Associação Cultural. Mais um mês em que leva uma programação de artes e cultura a circular pelos três espaços, e mais além: em março dá-se o re-arranque do circuito Super Bock Super Nova que levará 3 bandas a 6 cidades do país.

 

Pelo triângulo Porto, Lisboa e Vila Real vão acontecer concertos, clubbing e DJ Sets, exposições e as nossas rubricas “à Mesa”, com opções para diversos paladares, sempre bem acompanhados pela carta mediterrânica e cocktails de autor no Vícios à Mesa.

 

Os concertos serão como sempre o prato forte com destaque para a pioneira da electrónica alemã Gudrun Gut que regressa a Portugal com duas datas: a 23 em Lisboa e a 24 no Porto. Gudrun Gut tem sido uma ativista na cena underground de Berlim desde o início dos anos 80, do pós-punk ao techno e indietronics. Ali, integrou as primeiras performances dos Einsturzende Neubauten, e foi uma das fundadoras das art-wave Mania D, que mais tarde dariam origem às icónicas Malaria! Fundou as editoras Monika Enterprise e a predominantemente feminina Moabit, e foi, com Thomas Fehlman a criadora das noites Ocean Club, no Tresor Club, que originaram o álbum “Members of the Oceanclub” e o “Oceanclub Radio Show“.

 

Mas março não fica por aqui e vai ficar a ressoar ano fora com concertos que prometem encher as medidas dos mais versáteis melómanos, com JP Simões, Rodrigo Amado & Flak, Meta, Acid Acid em Lisboa, Fugly, Catarina Branco e Silly no Porto, Joana Raquel & Miguel Meirinhos e Stray em Vila Real, e em circulação os GÃRGOOLA (Lisboa e Vila Real), Jasmin, Altaï Jedi, Os Compotas, Lúcifer Pool Party (Porto e Vila Real), e MAF que faz o pleno com concertos nas 3 cidades.

 

Ainda em Vila Real mais duas sessões do ciclo de concertos de música experimental e exploratória “Oscilador Gráfico”, em que músicos interpretam partituras gráficas de designers. Todas as informações e registos dos concertos anteriores no site www.osciladorgrafico.com.

 

DJ Sets vão agitar as noites de fim de semana em Vila Real e Lisboa, e pelo Porto o clubbing em força no quarto andar mais “underground” da cidade, com “Pior que Las Vegas”, a festa do 7º aniversário de Beatriz Gosta, Delito, Hollaback, Gin Party SoundSystem, VOLT, SCREWED e o Beat Palace, noite guiada pelos Beatbombers Stereossauro e DJ Ride.

 

Para lá do triângulo, em espiral pelo país, março marca também o regresso do Circuito Super Bock Super Nova, com programação e produção do Maus Hábitos. Depois de três anos e sete edições, interrompidos pela pandemia, o Super Bock Super Nova volta à estrada.

 

Tó Trips, Clementine e Unsafe Space Garden dão início ao périplo no Maus Hábitos no Porto a 19 de março, e nas semanas seguintes repetem a dose em Viseu no Carmo 81, na Sociedade Harmonia Eborense em Évora, no Salão Brasil em Coimbra, no Gretua em Aveiro e Stereogun em Leiria.

 

Nas Artes, a Saco Azul/Maus Hábitos inauguram novas exposições no Porto e em Vila Real. “Não há botão-retrocesso para a vida – O interminável trabalho em progresso de Mark Amerika” com curadoria de Ana Carvalho, inaugura a 24 no Porto. Também no Porto, no mesmo dia, inauguramos na Mupi Gallery a exposição de Mafalda Santos integrada no Ciclo “Poético ou Político?” com curadoria de João Baeta. A 19, na Galeria do Café-Concerto Maus Hábitos em Vila Real, inaugura a exposição “Umbria” com curadoria de Daniel Moreira e Rita Castro Neves. É uma exposição coletiva com os artistas Gonçalo Pena, José Cerdeira, Sofia Rocha e Xavier Almeida.

 

Aos serões dos dias de semana ao longo de todo o mês, a cultura e a arte servem-se “à Mesa” nos três Vícios: Jazz, Eletrónica, Podcast, Comédia, Cinema e Cabaré. São dezenas de propostas a acontecer noite a noite, para os públicos mais diversos e para todos os paladares.

 

Partilha