Marionetas à luz de candeias no Museu do Papel – Glam Magazine

Marionetas à luz de candeias no Museu do Papel

No dia 19 de maio, entre as dez da noite e as duas da manhã, acontece mais um “Turno da Noite” no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, iniciativa integrada na Noite Europeia dos Museus. Entre marionetas de balcão, marionetas de manipulação direta e fantoches, Rui Sousa e João Sylva darão movimento, vida e música aos antigos ambientes com um “Turno de Marionetas”.

Mais uma vez, “a candeia que vai à frente…” iluminará os diferentes espaços de produção e fabrico de papel, com um final diferente, marcado pela cor proporcionada pela exposição pontual de marionetas ao longo do percurso da visita, que vão encaminhando tematicamente os visitantes numa romagem até ao momento final.

Após a visita aos diversos espaços do museu, será apresentada uma função de teatro de marionetas inspirada nas que eram feitas há mais de 100 anos.

Diz-se que grupos de bonecreiros e artistas ligados à arte das marionetas animavam os finais de grandes safras laborais, bem como as romarias e feiras populares. Eram a alegria do comum trabalhador e do povo. Quem dava as melodias para as animações com as marionetas eram trupes de músicos que criavam a banda sonora em tempo real, semelhante ao que acontecia no cinema mudo.

Partilha