Mario Laginha Trio com novo disco… “Jangada”

Jangada” marca a estreia discográfica em nome próprio de Mário Laginha na prestigiada editora britânica Edition Records.

Do novo disco, foram já revelados temas como “Short Shore”, “Efedra” ou o mais recente “Disquiet“, inspirado no “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa. Também o nome do disco, “Jangada,” é, ainda, tocado pela obra de Saramago. A edição está agendada para 25 de fevereiro

“Jangada é o terceiro disco deste trio e é aquele em que a nossa cumplicidade musical se revela de uma forma mais clara, talvez até mais livre.

Com a ausência de concertos provocada pela pandemia, decidimos que todas as semanas nos juntaríamos para tocar, aproveitando uma disponibilidade que raramente nos tinha sido dada. Não eram ensaios e não havia a pressão de um concerto, nem de idas aceleradas para estúdio. Havia apenas o prazer de fazermos música juntos. Ao longo desses meses, fomos explorando de uma forma totalmente nova a música que nos últimos tempos (incluindo os pandémicos) tenho vindo a escrever para este trio. Quando finalmente gravámos, o resultado estava mais próximo dos nossos concertos ao vivo do que do trabalho de estúdio.

Gosto de pensar que em todos os temas há uma identidade partilhada. A música nasce com a cara do compositor, mas vai-se transformando e crescendo com o contributo criativo do Bernardo e do Alexandre, acabando por ganhar o ADN deles também. Os troncos desta Jangada são as influências que os três trazemos do jazz, da Música Portuguesa, da Música Clássica ou da Música Africana. É com elas que nasce a música e é com elas que navegamos.
Há um lado milagroso em conseguir que o prazer que um grupo de músicos tem em tocar seja sentido pelas pessoas ao ouvir. Andaremos sempre a perseguir esse milagre.”

Mário Laginha

 

 

Segunda-feira dia 28 de fevereiro de 2022, “Jangada” será apresentada ao vivo na FNAC do Chiado.

Partilha