Maria Ana Bobone cabeça de cartaz no IKFEM 2018

Maria Ana Bobone, Rosa Torres-Pardo, Rocío Márquez e Ariadna Castellanos são as primeiras confirmações do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclasses que se realiza de 20 a 24 de Julho, na Eurocidade Valença-Tui. Sob o tema “Women Sound”, como forma de tornar visível o contributo das mulheres no meio musical, a VI edição deste festival é composta por artistas de renome internacional e vai privilegiar a temática feminina e a variedade de estilos: do fado ao jazz, passando pela clássica, electrónica e pelo flamenco.

Dedicado aos instrumentos da família das teclas – o piano, fortepiano, órgão, concertina, cravo, acordeão, sanfona, keytar e piano electrónico – o IKFEM 2018 tem como cabeças-de-cartaz a fadista portuguesa Maria Ana Bobone que volta ao festival, onde já actuou em 2016, com um concerto de fado ao piano. A representar Espanha, neste festival que une as margens do Rio Minho, estará a prestigiada pianista Rosa Torres-Pardo, vencedora do Prémio Nacional de Música 2017, que fará um recital acompanhada pela cantora Rocío Márquez e a actriz Clara Muñiz. Juntas, as 3 artistas vão apresentar, pela primeira vez na Galiza, o espectáculo “Desconcierto” que funde poesia, escola de piano espanhol e canto jondo.
A pianista Ariadna Castellanos, nomeada para os Grammy Latinos e colaboradora de Paco de Lucía, Herbie Hancock e Michael Camilo, também está confirmada na programação e vai fazer um recital que cruza o jazz e a música electrónica com o productor Jorge Barallo.
Haverá ainda uma homenagem à compositora e pianista galega Eugenia Osterberger e um concerto de órgão dedicado à figura da mulher. A directora do IKFEM, Andrea González, terá também um papel activo na programação musical do festival.

Partilha