Marc Ribot, Carla Bley e Joan As Police Woman são destaques do Auditório de Espinho

O guitarrista norte-americano Marc Ribot abre a próxima temporada a 30 de Abril e a histórica pianista do jazz Carla Bley passa por Espinho a 18 de Maio. Lula Pena, Kassin e Joan As Police Woman estão também anunciados até junho.

Marc Ribot, um dos guitarristas mais singulares dos últimos 30 anos, regressa a Portugal, em véspera de feriado, para um concerto a solo. O artista construiu uma prolífica e variada discografia que sempre pautou por mensagens carregadas de simbolismo. O disco “Songs Of Resistance: 1942-2018” é disso exemplo. Um activista do presente que faz da música uma espécie de combate às incongruências do mundo contemporâneo.

Confirmada está também a actuação de Carla Bley que se apresenta em trio, com os habituais Steve Swallow (baixo) e Andy Sheppard (saxofone).  O concerto da pianista e compositora norte-americana conta com nova música, a genialidade de sempre e 83 anos completados.

Outro dos grandes destaques da programação Abril, Maio e Junho do AdE é Joan As Police Woman que a 14 de Junho vai dar por encerrado mais um ciclio desta sala. A artista lança em Maio a sua primeira antologia que reúne trinta das suas maiores canções, entre raridades e material nunca antes lançado. O concerto a solo, em que a cantora se faz acompanhar do piano e da guitarra, prevê também versões de um segundo disco dedicado às covers que a artista se prepara para lançar em breve.

O samba, os ritmos latinos, a pop brasileira, a soul e o funk ficam a cargo de Kassin, o produtor requisitado por Caetano Veloso, Los Hermanos, Vanessa da Mata, Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Erasmo Carlos e Tim Maia. O brasileiro actua ao vivo em Espinho no dia 25 de Maio.

Por sua vez, o norte-americano Tom Brosseau e a portuguesa Lula Pena (na foto) trazem a folk a esta sala de espectáculos. Tom Brosseau, no dia 3 de Maio, fará jus à opinião da National Public Radio que o considerou ‘uma das vozes mais surpreendentes’ deste género musical e Lula Pena apresenta o seu mais recente disco “Archivo Pittoresco” a 11 de Maio.

Há ainda espaço para um concerto inédito que junta o trio indie Alright Gandhi ao Projecto Benjamim, um extenso ensemble constituído por alunos do Curso Básico da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME). Uma colaboração surpreendente que promete não desiludir o público. Entre estas propostas, encontram-se ainda os concertos das orquestras residentes do AdE. No dia 17 de Maio, a Orquestra Clássica de Espinho cumpre a tradição e apresenta um programa interpretado por jovens solistas da EPME, previamente seleccionados por concurso.  Já a 1 de Junho, a Orquestra de Jazz de Espinho apresenta Encruzilhadas com os solistas Eduardo Cardinho (vibrafone) e Miguel Moreira (guitarra). A Orquestra Clássica de Espinho tem ainda programado um concerto de Páscoa a acontecer no dia 17 de Abril (quarta-feira) com um programa que assinala a ocasião através de duas obras marcantes, A Grande Páscoa Russa e Trois Petite Liturgie de la Présence Divine. Este concerto realiza-se na Igreja Matriz de Espinho.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

Partilha