MAP celebra a palavra entre Fevereiro e Maio deste ano em Oeiras

A palavra é a matéria-prima do festival multidisciplinar MAP – Mostra de Artes da Palavra, que decorre a partir de 25 de fevereiro, culminando num período mais intenso, entre 4 e 8 de maio, com múltiplos eventos, todos de entrada livre.

A programação deste segundo ano inclui espectáculos de spoken word, performances poéticas e musicais, debates, workshops, exposições, curadorias artisticas, além de uma conferência de abertura e de quatro masterclasses.

 

O MAP, já na sua 2ª edição, decorre no concelho de Oeiras, com especial incidência no Parque dos Poetas, inserindo-se no programa de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 (Oeiras27). A edição de 2022 marca a estreia de um país convidado, o Brasil. A riqueza literária e linguística brasileira é inspiração para múltiplos acontecimentos, de entre os quais destacamos o espectáculo “Palavra Prima”, um tributo a Chico Buarque.

 

Após o sucesso da edição de 2021, a tertúlia literária Café dos Poetas regressa ao MAP com mediação do jornalista e letrista Nuno Miguel Guedes, que integra o colectivo Lisbon Poetry Orchestra e é apresentador dos encontros de poesia Poetas do Povo. As sessões terão sempre três convidados relacionados com o tema e um músico a ilustrar a poesia declamada.

 

No dia 4 de Maio, para inaugurar a fase mais intensa do festival, teremos a conferência “Onde Podemos Viver Senão Nos Dias?”, que procura responder como é viver nestes dias onde só podemos viver, citando um verso de Philip Larkin. Neste debate estarão Nicolau Santos, jornalista e presidente do conselho de administração da RTP, Luaty Beirão, escritor e activista, e o comissário da candidatura Oeiras27, Jorge Barreto Xavier, entre outros conferencistas.

 

Para além das múltiplas actividades de carácter participatovo, o MAP quer-se uma grande festa da Palavra, direccionada a toda a comunidade, com eventos transversais para todos os públicos que privilegiam o cruzamento da palavra com outras disciplinas artisticas.

 

 

Partilha