Mais novidades do Festival do Crato 2018

Calema e Os Quatro E Meia são as novas confirmações no cartaz do Festival do Crato que integra, como sempre, alguns dos melhores projectos da música nacional e internacional, juntando-se aos já anunciados Morcheeba, Ugly Kid Joe, Mando Diao, Xutos & Pontapés, Richie Campbell, Slow J, Raquel Tavares, Tiago Bettencourt e Bárbara Bandeira que irão também marcar presença no evento.

O Festival do Crato, que este ano se realiza de 29 de Agosto a 1 de Setembro, já tem um percurso firmado no roteiro nacional dos Festivais de Verão, continuando a oferecer a quem o visita uma rica e eclética programação musical.

É a dupla mais famosa de São Tomé e Príncipe e veio agitar a música em Portugal (e não só). Os irmãos António e Fradique formam os Calema que se tornaram, nos últimos tempos, um verdadeiro fenómeno de sucesso global. O lançamento do single “Vai” marcou a sua estreia em airplay nas rádios nacionais e foi a grande afirmação dos Calema em Portugal. Sucedeu-se a canção “A Nossa Vez”, tema que dá nome ao segundo álbum de originais e que teve novamente enorme acolhimento nas rádios e redes sociais.

São seis mas chamam-se Quatro e Meia. “Música portuguesa com nova roupagem”, assim se descreve a própria banda que fez a sua primeira apresentação pública em 2013. O sexteto composto por guitarra, contrabaixo, violino, acordeão, bandolim e percussão tem procurado, de uma forma descontraída e bem-disposta, agregar o gosto pelo rock mais melódico e festivo, a música tradicional portuguesa e o fado ao mais variado manancial de música nacional, conferindo novos olhares e sonoridades na composição de canções feitas na língua de Camões. Com “Pontos nos Is”, o seu álbum de estreia, os Quatro e Meia entraram directamente para o #1 da tabela nacional de vendas e têm percorrido o país de norte a sul.

 

Todos os anos, o Festival atrai milhares de pessoas à histórica vila alentejana oferecendo, para além dos inúmeros concertos, a já bem conhecida Feira de Artesanato e Gastronomia (F.A.G.) que faz deste evento uma referência singular entre os certames do género. Trata-se de uma zona de acesso livre que oferece aos visitantes o melhor dos produtos regionais, onde marcam presença as numerosas iguarias e petiscos da comida tradicional alentejana e uma selecção do melhor artesanato do Concelho do Crato e de Portugal. A F.A.G. inclui ainda o PALCO 2 do Festival, onde o público terá acesso gratuito e poderá desfrutar de espectáculos diários de raíz cultural, cujo programa será anunciado brevemente.

Partilha